Edições anteriores

  • Edição Novembro/2023
    v. 11 n. 6 (2023)

    Cara Leitora, Caro Leitor,

    Nesta edição da Revista ACiS mostramos a evidência de como os projetos de estudantes, professores e pesquisadores afins contribuem para a Ciência. Ao mesmo tempo que trazemos informações valiosas à sociedade, proporcionando conhecimento e esperando assim, aumentar o impacto da ciência em saúde no cotidiano da população.

    Nas páginas a seguir são publicadas produções científicas de várias áreas da saúde: Fisioterapia, Educação Física, Biologia, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Biomedicina, Tecnologia em Estética e Tecnologia em Radiologia. Neste número, apresentamos uma ampla gama de abordagens, com distintos objetos, olhares e enfoques metodológicos, que refletem a diversidade e a riqueza do campo da saúde no Brasil.

    Para a área da Fisioterapia e Educação Física os autores Paulo Vitor Suto Aizava, Natália Quevedo Santos, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini descrevem sobre Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): um estudo cienciométrico; os autores Juliana Leandro, Sheila Rodrigues, Thiago Henrique Nunes Ferreira, Alessandra Gasparello Viviani, Timoteo Leandro de Araújo, Sandra Maria Holanda de Mendonça e Rodrigo Quadros Martinez apresentam o estudo Projeto de extensão Interprofissional: Educação Física e Fisioterapia SeniorFit.

    Com a proposta de um estudo interdisciplinar os autores, Jaqueline F Souza, Antônio Carlos F Souza, Jorge Belém O. Junior, Fabiana de Cássia S. Soeiro Trindade, Luciana da Silva Bastose e Francisca Neide Costaf apresentam a pesquisa sobre o Isolamento de Escherichia coli Staphylococcus aureus e Salmonella em amostras de produtos de origem animal comercializados em São Luíz do Maranhão.

    O campo de estudos na área da Nutrição, as autoras Bruna Tamborim e Edeli Simioni de Abreu descrevem sobre Desenvolvimento de produto alimentício de alto valor nutricional e sem glúten para indivíduos com doença celíaca; Natalia Tanan Menezes e Amanda Felippe Padoveze expõem o estudo Influência da microbiota intestinal nas doenças cardiovasculares: o papel da nutrição na otimização do tratamento.

    Na área da Fonoaudiologia, os autores Amanda da Silva Veiga, Bruna Curaçá de Souza, Oiliruam Ferreira Mendes, Vitória Ribeiro Vaccari, Yasmin de Souza Santos, Maria Eliza Lopes Kagueiama e Adriana Marques da Silva apresentam o estudo sobre a Efetividade e benefícios do implante coclear em pacientes com Schwannoma Vestibular; Ana Caroline Leal da Conceição, Givanildo Alves de Oliveira, Higor Alexandre Munari, Sarah Juliana dos Santos Porto, Tamires dos Santos Nascimento, Thais Augusto de Souza e Alana de Souza Paula discorrem com o tema Percepção do grau de impacto da hipernasalidade na fala de indivíduos com fissura labiopalatina: revisão de literatura; Amanda Camilo, Evellyn Melo, Mayra Santana, Sabrine Mano e Alana de Souza Paula divulgam sobre O impacto dos fármacos indicados para o TDAH no processo de aderência terapêutica fonoaudiológica: revisão de literatura.

    Os estudos decorrentes da área da Psicologia, que são apresentados pelas autoras Carolina Silva Vieira e Barbara Cristina Niero, comunicam sobre Terapias Contextuais: Revisão do Estado da Arte; Breila Campos de Oliveira e Juliana Santos Graciani divulgam sobre Fatores que impactam na incidência de transtornos mentais em aeronautas.

    Para os estudos em Biomedicina as autoras Tatiana Cunha Lima, Thais Bruna Ferreira da Silva apresentam Intercorrências em preenchimentos estéticos: uma revisão sistemática da literatura; Rafaela Motano Patrocinio e Charlotte Cesty apresentam o estudo  Espondilite Anquilosante e a relação com o gene HLA-B27; Bruna Naiara dos Santos, Márcia Robalo Mafra e Renata Ruoco Loureiro comunicam o Estudo sobre Fator de imunogenicidade e intervalo entre aplicações da toxina botulínica tipo A.

    Para a área da Tecnologia em Estética as autoras Geovanna Martins Vieira e Márcia Otsuka Moreno apresentam o estudo O descarte correto de resíduos sólidos e a biossegurança na estética.

    No campo da Tecnologia em Radiologia a autora Michele da Silva Sobrinho discorre sobre Tomossíntese Mamária: Tecnologia Complementar no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.

    Boa leitura!

     

    Terezinha A. de Carvalho Amaro
    Editora Chefe

    Novembro 2023

  • Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / 2023-2
    v. 11 n. 5 (2023)

    Com muita alegria apresentamos mais um Suplemento com os resumos aprovados de Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar da FMU.

    O último ano da graduação é uma fase que reflete todo aprendizado construído no decorrer do curso. Os Trabalhos de Conclusão de Curso são resultado de um período repleto de estudo e conquistas.

    A pesquisa requer dedicação, principalmente, quando se enfrenta a responsabilidade de desenvolver uns dos trabalhos mais importantes da graduação. Esperamos que a divulgação desses resumos represente a motivação para outras inúmeras publicações.

     

    Boa leitura!

    Alessandra Gasparello Viviani

    Equipe Editorial

  • Suplemento: artigos científicos do Curso de Biomedicina da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / Outubro 2023
    v. 11 n. 4 (2023)

    Caro Leitor,


    É com grande prazer que anuncio a Edição Especial dos trabalhos de revisão bibliográfica dos estudantes do Curso de Biomedicina, referentes aos anos de 2022 e 2023, onde se observa o grande crescimento e desenvolvimento dos estudantes através da pesquisa científica. A investigação científica é essencial na vida acadêmica e profissional dos biomédicos, pois permite descobrir e traçar diferenciais e competências éticas, críticas e de domínio dos temas abordados. A dedicação nesta etapa final da graduação permitirá estimular os colegas, como também servirá de alicerce para dar continuidade e profundidade aos temas de relevância atual.


    Minha menção especial aos estudantes, orientadores, revisores e ao Editor chefe que realizaram um grande e significativo trabalho, onde para muitos deles é sua primeira publicação de artigo científico.
    Parabéns, queridos estudantes, lhes desejamos muitas conquistas futuras e muitas pesquisas bem fundamentadas com grandes argumentos científicos.


    Para finalizar trago uma frase de Claude Lévi-Strauss, referindo-se que “O cientista não é a pessoa que dá as respostas certas, mas quem faz as perguntas certas”, ... questionem, perguntem e vão atrás das respostas em fontes confiáveis, que assim chegarão muito longe.


    Uma boa leitura a todos,


    Charlotte Cesty Borda de Saenz
    Profa. Dra. do Curso de Biomedicina do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Brasil

  • Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / Junho 2023
    v. 11 n. 3 (2023)

    Prezado leitor,


    O estudante de graduação na área da saúde participa de forma ativa da construção do seu conhecimento. A postura investigativa é motivada em todos os anos que compreendem sua formação. As aulas, as atividades, os eventos, a leitura e o estudo, de maneira geral, despertam a reflexão e a análise crítica de informações, gerando o conhecimento.


    A participação ativa tanto nas atividades de aprendizagem quanto na pesquisa em saúde é fundamental para formação profissional. Alguns cursos da área da saúde exigem a elaboração de um trabalho científico sob a orientação de um docente, apresentado no final da graduação. Trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso.


    É um dos trabalhos mais importantes da graduação, exigindo responsabilidade e dedicação durante todo o processo de desenvolvimento. Essa edição apresenta os resumos aprovados de trabalho de conclusão de curso do segundo semestre de 2022, mostrando o compromisso dos estudantes da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar da FMU com a ciência!


    Boa leitura!


    Alessandra Gasparello Viviani
    Equipe Editorial

  • Edição Junho/2023
    v. 11 n. 2 (2023)

    Caro Leitor,

    A concomitância entre diferentes saberes e a multiplicidade de modelos para falar da saúde é o que traz o fascínio pela ciência. A integração entre saberes nos permite agregar as partes e a olhar para além de, considerando o que nem sempre é mostrado e pontuado, bem como, as influências que podem estar atreladas aos fatos e contextos. Neste sentido, a Revista ATAS de CIÊNCIAS DA SAÚDE, Revista ACIS, apresenta nesta nova edição, junho de 2023, as contribuições de professores de Graduação e Pós-graduação, alunos e profissionais afins a partir de estudos e pesquisas nas áreas da Biomedicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária.

    São publicados artigos inéditos que representam o convite ao conhecimento e a reflexão e uma importante referência para as áreas da saúde.

    Na área da Biomedicina os autores Domingues Clos e Ventura apresentam o estudo referente ao Diagnóstico de precisão no câncer de pele tipo melanoma; Rocha e Ferreira divulgam sobre as Técnicas de Reprodução Humana Assistida para pacientes diagnosticadas com endometriose; Bicalho e colaboradores comunicam o Estudo sobre a correlação do descarte indevido de antibióticos e a resistência bacteriana, e o risco de ineficiência no organismo humano.

     Na área da Nutrição, Gomes e colaboradores descrevem sobre O papel da vitamina D no manejo nutricional da obesidade; Barrela e Padoveze expõem o estudo Chás medicinais na Ayurveda; Mesquita e Padoveze discorrem sobre Efeitos do estresse operacional e metabólico em militares e a relevância da nutrição para prevenir, preservar e recuperar a saúde; Silva, Santos e Teotônio sobre Alimentos comercializados em feiras livre contaminados por patógenos.

    Na área da Fonoaudiologia os autores Viana e colaboradores apresentam o estudo sobre as Alterações audiovestibulares em pacientes pós-infecção de Covid-19; Cortes, Souza e Araújo discorrem com o tema Alterações auditivas pós acidente vascular cerebral (AVC): uma revisão integrativa; Alves, Silva e Rezende de Araújo divulgam o estudo Conhecimento de estudantes sobre os prejuízos à saúde Auditiva decorrentes do uso de fones de ouvido; Carvalho e Silva trazem o estudo sobre A contribuição da leitura orofacial na comunicação do surdo; Mendes e colaboradores tratam sobre a Perda auditiva unilateral na infância e seu impacto na linguagem e aprendizagem.

    Na área da Psicologia os autores Fernandes e Amaro, comunicam sobre Paralisia do sono: uma breve contribuição da psicanálise. Ferraroli, Frayman e Rios divulgam sobre A toxicidade oculta em relacionamentos lésbicos. Bandeira e Imanishi descrevem sobre Vigorexia: um estudo psicanalítico sobre o corpo e a sociedade na contemporaneidade.

    Na área da Medicina Veterinária é apresentado por Leite da Silva e colaboradores o estudo: Hiperplasia fibroepitelial mamária felina: relato de casos.

    Nesta edição publicamos estudos de pesquisadores de estados diferentes do Brasil, o que é uma grande satisfação e enriquecem as contribuições. Agradecemos muito o interesse em publicar na ACiS e que possamos juntos propagar a literatura científica de forma responsável e efetiva.

     

    Uma boa leitura a todos,

    Terezinha A de Carvalho Amaro

    Editora Chefe

  • Temas contemporâneos em Psicologia
    v. 11 n. 1 (2023)

    Nesta edição exclusiva de Temas contemporâneos em Psicologia apresentamos trabalhos de autores que se debruçaram sobre suas pesquisas – muitas vezes indo além desta área do Saber –, para  estabelecer relações que embasem e/ou expliquem os fenômenos por eles observados. Como disse C. G. Jung em sua obra Símbolos da Transformação, “como em toda ciência, também na psicologia o trabalho de pesquisa exige conhecimentos bastante extensos. Um pouco de patologia e teoria das neuroses é totalmente insuficiente, pois esta área do conhecimento médico sabe apenas de uma doença, mas desconhece totalmente a alma que está doente”.

    Buscando contribuir para a produção e divulgação do conhecimento em Psicologia,

    • Silva e Santos relatam e exploram o resultado de uma pesquisa sobre os efeitos psicossociais do racismo estruturado na vida de mulheres negras na cidade de São Paulo;
    • Bolgenhagen e Leonardi discorrem sobre a importância dos rituais na elaboração do luto, as consequências de sua ausência e como a psicanálise pode ser aplicada no manejo clínico de indivíduos enlutados;
    • Martins e Santos apresentam a relação existente entre o racismo e a depressão e os fatores de risco que contribuem para sua predominância em mulheres e negros;
    • Santos e Leonardi referem-se à Psicanálise Clássica para explorar os temas de amor e sexualidade para além do prazer genital;
    • Mercúrio e Graciani descrevem a importância do desenvolvimento humano no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil;
    • Santos e Leonardi investigam como a Clínica Analítica contemporânea pode contribuir com o tratamento de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia;
    • Paião, Coelho e Amaro esclarecem a origem e os desdobramentos da angústia na perspectiva psicanalítica freudiana;
    • Barbosa e Rivas analisam a não elaboração traumática e sofrimentos ocultos em um pedófilo, usando como base a obra Lolita, de Vladimir Nabokov.

    Os dois últimos artigos são republicações da edição v. 9, n. 1 (2021), resgatados para esta edição por sua qualidade e relevância para nossa discussão.

     

    Aos autores, dedico esta citação de Guillaume Ferrero, em Les lois psychologiques du symbolisme:

    Portanto, como é a teoria que dá o valor e o significado que os fatos têm, ela frequentemente é muito útil, ainda que parcialmente falsa; pois ela projeta luz sobre fenômenos a que ninguém dava atenção, obriga a examinar sob vários aspectos fatos que ninguém estudara antes, e estimula pesquisas mais extensas e bem-sucedidas... é, portanto, dever moral do homem de ciência arriscar-se a cometer erros e sofrer críticas, para que a ciência avance sempre... Um escritor... atacou intensamente o autor, dizendo que este era um ideal científico bastante restrito e bastante mesquinho... Mas aqueles que possuem um espírito suficientemente sério e frio para não acreditarem que tudo o que escrevem é a expressão da verdade absoluta e eterna, aprovarão esta teoria, que coloca as razões da ciência bem acima da miserável vaidade e do mesquinho amor-próprio do sábio.

     

    Que esta edição cumpra seu papel também como incentivo à produção de cada vez mais conhecimento científico em todas as áreas da Saúde.

     

    Uma boa leitura a todos!

    Patrícia Salvaia

    Equipe Editorial

  • Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar CISBEM/FMU: atualidades na área de Saúde
    v. 10 n. 4 (2022)

    Prezado leitor,

    Conceituar saúde não é uma tarefa fácil e podemos perceber essa dificuldade quando analisamos os diversos autores que se ocuparam deste assunto. Filósofos e cientistas, desde a antiguidade até a atualidade, de acordo com as peculiaridades de cada período, questionam o que é saúde.  E até hoje, não há um consenso. No entanto, se pensarmos na complexidade do ser humano, este ser feito de tantas camadas físicas e mentais, fica evidente a razão desta dificuldade. O certo é que de uma forma ou outra, a saúde é um bem maior.

    Esta edição da revista ACIS traz vários trabalhos tratando do tema saúde em seus diversos aspectos, contribuindo para o pensar na forma de produzir uma vida mais saudável.

    Melo e colaboradores estudam a associação da dosagem dos triglicérides e colesterol total com a sensibilidade à feniltiocarbamida.

    Moraes e Saez trazem os riscos da toxoplasmose na gestação, dando ênfase no diagnóstico e apresentando soluções de prevenção da doença.

    Esquivel e colaboradores discutem sintomas de burnout, depressão e ansiedade em um grupo de residentes durante seu treinamento.

    Goulart e colaboradores mostram como peelings químicos, utilizando ácidos tricloroacético e fenol proporcionam renovação celular.

    Paulino e Amaro apresentam a relação do trauma e de sua ontogênese com o desamparo e o vazio psíquico a partir da teoria das relações objetais.

    Pires de Campos relata uma experiência com atendimentos musicopsicoterapêuticos online trazendo reflexões sobre a possibilidade de continuar a preparar os discentes de graduação do curso de musicoterapia para essa nova perspectiva de atendimento remoto.

    E, por fim, Pinheiro e colaboradores relatam a experiência com um grupo de trabalho voluntário, de docentes do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com objetivo de promover um espaço de reflexão sobre o tema Felicidade.

    Estes resumos são um aperitivo para incentivar o leitor a degustar prazerosamente os trabalhos na sua íntegra.

    Uma boa leitura a todos!

    Leila Frayman e Terezinha Amaro

  • Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / 2022
    v. 10 n. 3 (2022)

    Caro leitor,


    Como sabemos, o conhecimento científico tem sido cada vez mais valorizado, sendo de grande importância para a sociedade e auxiliando a solucionar problemas, desde os mais simples aos mais complexos.

    Em uma sociedade em constante mudança o ensino superior é referência na construção do conhecimento, o qual é amplamente divulgado, valorizado, e intensificado neste meio, legitimando a formação.

    Durante a graduação, a maioria dos estudantes entra pela primeira vez em contato com o conhecimento científico e é o docente que tem o papel fundamental de incentivá-los à iniciarem uma “carreira científica” durante seu processo de aprendizagem.

    Assim, este suplemento tem como objetivo presentear cada leitor com uma coletânea com os melhores resumos de trabalhos de conclusão de cursos de estudantes de graduação da Escola de Ciências Biológicas e da Saúde mediados por docentes.

    Esperamos que os temas aqui abordados contribuam para seu conhecimento e valorização da ciência.

    Mirtes Perrechi
    Equipe Editorial

  • Capa da Revista ACiS com imagem de máscaras de proteção utilizadas durante a pandemia de COVID-19

    Pandemia COVID-19: desafios e possibilidades de atuação para as equipes de Saúde
    v. 10 n. 2 (2022)

    Prezado Leitor,

    Os estudos científicos são ferramentas para o avanço da ciência em suas diferentes áreas e possibilitam o conhecimento qualificado que contribui para o desenvolvimento da sociedade. A nova composição de editores da Revista ACIS, a partir de 2022, traz a proposta de incentivo à escrita científica com edições temáticas e abertas a alunos, professores e pesquisadores afins como um estímulo à leitura, escrita e o fazer ciência.

    Esta edição foi construída mediante um período enlutado, em que perdemos familiares, amigos, professores, perdemos milhares de pessoas para a COVID-19, o que se fez urgente um novo olhar e pensar sobre a atuação dos profissionais da saúde. Apresentamos nesta nova edição ‘Pandemia: possibilidades de atuação para profissionais da saúde’, estudos com as contribuições desenvolvidas neste período.

    São apresentados uma comunicação Editorial, Nota Técnica, Relatos de Experiência e Artigos de Revisão de Literatura dando ênfase aos temas que transpassam as vivências, as dúvidas e as elaborações de pesquisadores científicos nestes tempos inusitados de pandemia de COVID-19.

    Tenham todos uma boa leitura.

    Editoras-chefes

  • Suplemento do Curso de Fisioterapia
    v. 10 n. 1 (2022)

    Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Fisioterapia dos anos de 2020 e 2021

  • SUPLEMENTO
    v. 7 n. 1 (2019)

    Edição especial sobre "Metodologias ativas no ensino de saúde"

  • JAN-DEZ
    v. 6 n. 1 (2018)

  • ABR-JUN
    v. 5 n. 2 (2017)

    Publicado em 28 de junho de 2017

  • JAN-MAR
    v. 5 n. 1 (2017)

    Publicado em 24 de Março de 2017

  • OUT-DEZ
    v. 4 n. 4 (2016)

  • JUL-SET
    v. 4 n. 3 (2016)

  • ABR-JUN
    v. 4 n. 2 (2016)

  • JAN-MAR
    v. 4 n. 1 (2016)

  • OUT-DEZ
    v. 3 n. 4 (2015)

  • JUL-SET
    v. 3 n. 3 (2015)

1-25 de 35