Edições anteriores
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Suplemento: resumo de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / 2024-1
v. 12 n. 4 (2024)Cara Leitora, Caro Leitor
Apresetamos mais um suplemento com os resumos aprovados de Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da FMU.
Boa leitura!
Equipe Editorial
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Edição de Junho
v. 12 n. 3 (2024)Caro Leitor, Cara Leitora,
Nesta nova edição apresentamos estudos e pesquisas de várias áreas da saúde e que contemplam, de forma bem fundamentada, o fazer ciência.
A equipe editorial da Revista ACiS tem o compromisso de trazer para a comunidade científica a informação apurada e acompanhada ao ineditismo de sua produção. É importante salientar o trabalho ético e aprimorado dos autores, bem como de nossos pareceristas, que tem proporcionado visibilidade marcante e visionária de nossas publicações.
Nesta edição são publicados artigos nas modalidades: Artigo Experimental, Artigo Teórico, Estudo de Caso, Nota Técnica e Revisão de Literatura.
A seguir são elencados os estudos e os autores correspondentes:
— A destruição do Meio Ambiente e sua relação direta com a saúde dos Yanomami no Brasil.
The destruction of the environment and its direct relationship with the health of the Yanomami in Brazil.
Autores: Júlia Watanabe Maciel Leme, Allan Carlos Pscheidt, Elisangela Ronconi Rodrigues.
— Terapia com células T CAR ANTI – CD19 em pacientes com Mieloma Múltiplo recidivante ou refratário.
ANTI–CD19 CAR T Cell Therapy in Patients With Relapsed or Refractory Multiple Myeloma.
Autores: Luísa Benincá Trentini, Natalia Camila Correia Mendes, Daniel Vicentini de Oliveira.
— Abordagens utilizadas na avaliação da motivação em idosos para a prática de exercícios físicos: uma revisão cienciométrica.
Approaches used to assess motivation in older people to practice physical exercise: a scientometric review.
Autores: Bruno Fernando de Souza Tavares, Daniel de Oliveira Vicentini, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini.
— Percepção de pessoas idosas a respeito do risco de quedas no domicílio – influência de fatores sociodemográficos e de saúde.
Perception of older individuals regarding the risk of falls at home - influence of sociodemographic and health factors.
Autores: Leidiane Aparecida Lima, Eduarda Patrono dos Santos, Caroline Rodrigues Lyra, Milena Ribeiro Mariucio Aranha, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Daniel Vicentini de Oliveira.
— Conceitos de uma Clínica Escola da Musicoterapia.
Concepts of a Music Therapy School Clinic.
Autores: Juliana Duarte Leandro, Alessandra Gasparello Viviani, Robson Tonello Vecchi, Maria Carolina Simões dos Santos, Ana Maria Caramujo Pires de Campos.
— Promoção da saúde e agravos à saúde do estagiário de fisioterapia: uma revisão de escopo.
Health promotion and health problems for physiotherapy trainees: a scoping review.
Autores: Henrique Nogaroto, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Daniel Vicentini de Oliveira.
— Prevalência de Cervicalgia em Professoras Universitárias em Home Office durante a Pandemia da COVID-19.
Prevalence of Neck Pain in University Professors at Home Office during the COVID-19 Pandemic.
Autores: Natália Quevedo Santos, Felipe Carneiro Mangrinelli, Daniel Vicentini de Oliveira, Raiane Caroline Garcia, Priscila Santos Oliveira, Vera Lúcia Kerber, Nelson Nunes Tenório-Júnior, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini.
— Estudo de Caso: efeitos de um programa de treinamento de força e tarefas combinadas sobre a funcionalidade em idosa com Alzheimer.
Case Study: Effects of a combined strength training and task program on functionality in an elderly woman with Alzheimer's disease.
Autores: Ricardo Pereira Silva, Juliana Duarte Leandro, Sandra Maria Mendonça Holanda, Alessandra Gasparello Viviani.
— Farmacogenética: conceitos, polimorfismo genéticos e aplicações na medicina personalizada.
Pharmacogenetics: concepts, genetic polymorphism and applications in personalized medicine.
Autores: Ariane Soares da Silva, Renata Ruoco Loureiro.
— Eficácia dos métodos de treinamento auditivo em portadores de transtornos do processamento auditivo central: revisão de literatura.
Effectiveness of auditory training methods in patients with central auditory processing disorders: literature review.
Autores: Amanda Victoria de Moraes Alves Guedes, Daniela Ferreira de Santana, Jéssica Albuquerque Martins, Liliane Dias Pereira, Mônica Tchin Tsan Hui de Abreu, Nislene Barbosa Ladislau Rocha, Alessandra Giannico de Rezende Araújo.
— O potencial neuroprotetor da curcuma longa no tratamento de depressão.
Neuroprotective potential of curcuma longa in the treatment of depression.
Autores: Janice C. Oliveira, Amanda F. Padoveze.
— Associação entre o leite humano e as repercussões na microbiota intestinal do recém-nascido durante a pandemia da covid-19.
Association between human milk and repercussions on the intestinal microbiota of newborns during the covid-19 pandemic.
Autores: Ana Carolina Dias de Sousa, Ana Carolina Lavio Rocha.
— Análise comparativa da composição de cardápios escolares em São Paulo: a importância do equilíbrio de nutrientes.
Comparative analysis of the composition of school menus in São Paulo: the importance of nutrient balance.
Autores: Julia Ferrari de Claris, Edeli Simioni de Abreu.
Boa leitura!
Terezinha A de Carvalho Amaro
Editora Chefe
Alessandra Viviani
Patrícia Salvaia
Flavio Theodoro da Silva
Equipe Editorial
Junho/2024
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Suplemento: Compartilhe Docência
v. 12 n. 2 (2024)Prezado Leitor, Prezada Leitora,
Com satisfação divulgamos mais uma edição da Revista ACiS. Nesta edição disponibilizamos os melhores trabalhos inscritos no programa Compartilhe Docência desde 2021. O "Compartilhe Docência" é um programa voltado para estimular os docentes a compartilharem suas práticas bem-sucedidas e inovadoras no ensino com a comunidade docente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. O objetivo é reconhecer e destacar as melhores propostas por meio de publicações e apresentações virtuais durante a Semana Docente. Isso proporciona um espaço valioso para os educadores compartilharem ideias, experiências e métodos que contribuam para a melhoria contínua do ensino na instituição.
É realmente animador ver o crescimento e a adesão ao programa "Compartilhe Docência" entre os professores desde 2021. Isso indica um reconhecimento crescente por parte dos educadores do valor em compartilhar suas práticas e experiências, o que, por sua vez, promove uma cultura de aprendizado e colaboração dentro da Instituição. Essa ferramenta não só enriquece o ambiente de ensino, mas também fortalece a comunidade docente, oferecendo oportunidades para troca de ideias e aprendizado mútuo. É um exemplo inspirador de como a partilha de conhecimento pode impulsionar a qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional dos docentes.
Tornar público os melhores trabalhos na nossa Revista Científica não só fortalece os pilares institucionais de ensino, pesquisa e extensão, mas também incentiva essa prática entre os próximos participantes. Ao destacar as práticas exitosas e inovadoras dos docentes, estamos não apenas reconhecendo sua excelência, mas também inspirando outros a seguirem o exemplo. Além disso, o apoio da Qualidade Acadêmica de ensino da FMU e o envolvimento dos gestores são fundamentais para promover e sustentar essa cultura de compartilhamento e colaboração. Essa iniciativa não apenas eleva o prestígio da instituição, mas também contribui para o avanço do conhecimento e a melhoria contínua da educação oferecida aos nossos alunos.
Profa. Denise Cristina Costenaro Marchesoni
Profa. Juliana Duarte LeandroMaio/2024
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Edição Março/2024
v. 12 n. 1 (2024)Prezado Leitor, Prezada Leitora
Com satisfação divulgamos mais uma edição da Revista ACiS. Temos trabalhado de forma sistemática e apurada para comunicar estudos e pesquisas inovadoras. Nosso compromisso tem sido a cada edição, noticiar o fazer ciência cada vez mais aprimorado.
Os artigos que apresentamos nesta edição foram conduzidos por estudos interdisciplinares com autores nas áreas da Biomedicina, Farmácia, Genética, Bioquímica e Medicina Veterinária, além de pesquisas específicas nas áreas da Fisioterapia e Fonoaudiologia. Elencamos a seguir os estudos publicados:
— Atitudes em relação ao aborto: um estudo populacional no Brasil.
Marcela Lorrany Serafim Silva, Pablo Tony dos Reis Bueno, Saulo Gonçalves Pereira, Hugo Christiano Soares Melo.
— Achados laboratoriais em cadelas com piometra
Gabriela Prandini Simão Dias, Natalia Regina Alexandrino Broch, Raquel Jordana de Mello Pires de Carvalho, Jade Soares da Silva, Alysson Ramalhais, Salviano Tramontim Belettini, Adrielly Disenha, André Giarola Boscarato, Ana Maria Quessada
— A piora da funcionalidade impacta negativamente no propósito de vida de pessoas idosas
Amalia Caroline Braguina, Fernanda Rossato Zampar, Eduardo Quadros da Silva, Talyene Gleice Costa Corrêa, Yara Lucy Fidelix, José Roberto Andrade do Nascimento Júniof, Daniel Vicentini de Oliveira
— Diferenças anatômicas e intervenção fonoaudiológica na amamentação em bebês com fissura labiopalatina: revisão de literatura.
Beatriz Gomes dos Santos, Heloísa Lidiana Silva Ferreira, Isabela Sartor Cavalini, Larissa Correia da Silva, Letícia da Silva Maciel, Alana de Souza Paula.
— Avaliação de empatia nos matriculados no período vespertino no curso de graduação de fisioterapia: uma abordagem exploratória.
Yukio Kuroda Nabeshima, Alessandra Gasparello Viviani, Rodrigo Quadros Martinez, Juliana Duarte Leandro, Sandra Maria Holanda Mendonça.
— Reabilitação da afasia em pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão de literatura.
Eleni Ramalho, Etieli dos Santos PenedoTomassini, Gabriella de Oliveira Gonçalves, Nayelly Emily Rocha Martins, Tainá Alves de Moraes, Alana de Souza Paula.
— Aspectos clínicos e tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna Infantil: revisão de literatura.
Gabriel David Gonçalves da Silva, Geovanna Beatriz Santos da Silva, Juliani Cristini Fernandes, Luciana Cristina da Costa, Sérgio Rodrigues Araújo, Adriana Marques.
— Percepção dos pais e professores em relação ao desenvolvimento da linguagem de crianças da educação infantil, pré e pós pandemia do Covid-19: revisão de literatura.
Gabrielle Silva da Cunha, Leidiane Vieira Oliveira, Maria Eduarda Freitas Gomes Araujo, Alana de Souza Paula.
— Deglutição e disfagia em pacientes acometidos pela COVID-19: uma revisão de literatura.
Aline Barreto, Fernanda Santos, Isabella Nunes, Amanda Pagliotto da Silva.
Agradecemos o interesse em publicar na ACiS.
Terezinha A de Carvalho Amaro
Editora Chefe
Alessandra Viviani
Patrícia Salvaia
Equipe Editorial
Março/2024
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Edição Novembro/2023
v. 11 n. 6 (2023)Cara Leitora, Caro Leitor,
Nesta edição da Revista ACiS mostramos a evidência de como os projetos de estudantes, professores e pesquisadores afins contribuem para a Ciência. Ao mesmo tempo que trazemos informações valiosas à sociedade, proporcionando conhecimento e esperando assim, aumentar o impacto da ciência em saúde no cotidiano da população.
Nas páginas a seguir são publicadas produções científicas de várias áreas da saúde: Fisioterapia, Educação Física, Biologia, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Biomedicina, Tecnologia em Estética e Tecnologia em Radiologia. Neste número, apresentamos uma ampla gama de abordagens, com distintos objetos, olhares e enfoques metodológicos, que refletem a diversidade e a riqueza do campo da saúde no Brasil.
Para a área da Fisioterapia e Educação Física os autores Paulo Vitor Suto Aizava, Natália Quevedo Santos, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini descrevem sobre Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): um estudo cienciométrico; os autores Juliana Leandro, Sheila Rodrigues, Thiago Henrique Nunes Ferreira, Alessandra Gasparello Viviani, Timoteo Leandro de Araújo, Sandra Maria Holanda de Mendonça e Rodrigo Quadros Martinez apresentam o estudo Projeto de extensão Interprofissional: Educação Física e Fisioterapia SeniorFit.
Com a proposta de um estudo interdisciplinar os autores, Jaqueline F Souza, Antônio Carlos F Souza, Jorge Belém O. Junior, Fabiana de Cássia S. Soeiro Trindade, Luciana da Silva Bastose e Francisca Neide Costaf apresentam a pesquisa sobre o Isolamento de Escherichia coli Staphylococcus aureus e Salmonella em amostras de produtos de origem animal comercializados em São Luíz do Maranhão.
O campo de estudos na área da Nutrição, as autoras Bruna Tamborim e Edeli Simioni de Abreu descrevem sobre Desenvolvimento de produto alimentício de alto valor nutricional e sem glúten para indivíduos com doença celíaca; Natalia Tanan Menezes e Amanda Felippe Padoveze expõem o estudo Influência da microbiota intestinal nas doenças cardiovasculares: o papel da nutrição na otimização do tratamento.
Na área da Fonoaudiologia, os autores Amanda da Silva Veiga, Bruna Curaçá de Souza, Oiliruam Ferreira Mendes, Vitória Ribeiro Vaccari, Yasmin de Souza Santos, Maria Eliza Lopes Kagueiama e Adriana Marques da Silva apresentam o estudo sobre a Efetividade e benefícios do implante coclear em pacientes com Schwannoma Vestibular; Ana Caroline Leal da Conceição, Givanildo Alves de Oliveira, Higor Alexandre Munari, Sarah Juliana dos Santos Porto, Tamires dos Santos Nascimento, Thais Augusto de Souza e Alana de Souza Paula discorrem com o tema Percepção do grau de impacto da hipernasalidade na fala de indivíduos com fissura labiopalatina: revisão de literatura; Amanda Camilo, Evellyn Melo, Mayra Santana, Sabrine Mano e Alana de Souza Paula divulgam sobre O impacto dos fármacos indicados para o TDAH no processo de aderência terapêutica fonoaudiológica: revisão de literatura.
Os estudos decorrentes da área da Psicologia, que são apresentados pelas autoras Carolina Silva Vieira e Barbara Cristina Niero, comunicam sobre Terapias Contextuais: Revisão do Estado da Arte; Breila Campos de Oliveira e Juliana Santos Graciani divulgam sobre Fatores que impactam na incidência de transtornos mentais em aeronautas.
Para os estudos em Biomedicina as autoras Tatiana Cunha Lima, Thais Bruna Ferreira da Silva apresentam Intercorrências em preenchimentos estéticos: uma revisão sistemática da literatura; Rafaela Motano Patrocinio e Charlotte Cesty apresentam o estudo Espondilite Anquilosante e a relação com o gene HLA-B27; Bruna Naiara dos Santos, Márcia Robalo Mafra e Renata Ruoco Loureiro comunicam o Estudo sobre Fator de imunogenicidade e intervalo entre aplicações da toxina botulínica tipo A.
Para a área da Tecnologia em Estética as autoras Geovanna Martins Vieira e Márcia Otsuka Moreno apresentam o estudo O descarte correto de resíduos sólidos e a biossegurança na estética.
No campo da Tecnologia em Radiologia a autora Michele da Silva Sobrinho discorre sobre Tomossíntese Mamária: Tecnologia Complementar no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama.
Boa leitura!
Terezinha A. de Carvalho Amaro
Editora ChefeNovembro 2023
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Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / 2023-2
v. 11 n. 5 (2023)Com muita alegria apresentamos mais um Suplemento com os resumos aprovados de Trabalhos de Conclusão de Curso da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar da FMU.
O último ano da graduação é uma fase que reflete todo aprendizado construído no decorrer do curso. Os Trabalhos de Conclusão de Curso são resultado de um período repleto de estudo e conquistas.
A pesquisa requer dedicação, principalmente, quando se enfrenta a responsabilidade de desenvolver uns dos trabalhos mais importantes da graduação. Esperamos que a divulgação desses resumos represente a motivação para outras inúmeras publicações.
Boa leitura!
Alessandra Gasparello Viviani
Equipe Editorial
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Suplemento: artigos científicos do Curso de Biomedicina da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / Outubro 2023
v. 11 n. 4 (2023)Caro Leitor,
É com grande prazer que anuncio a Edição Especial dos trabalhos de revisão bibliográfica dos estudantes do Curso de Biomedicina, referentes aos anos de 2022 e 2023, onde se observa o grande crescimento e desenvolvimento dos estudantes através da pesquisa científica. A investigação científica é essencial na vida acadêmica e profissional dos biomédicos, pois permite descobrir e traçar diferenciais e competências éticas, críticas e de domínio dos temas abordados. A dedicação nesta etapa final da graduação permitirá estimular os colegas, como também servirá de alicerce para dar continuidade e profundidade aos temas de relevância atual.
Minha menção especial aos estudantes, orientadores, revisores e ao Editor chefe que realizaram um grande e significativo trabalho, onde para muitos deles é sua primeira publicação de artigo científico.
Parabéns, queridos estudantes, lhes desejamos muitas conquistas futuras e muitas pesquisas bem fundamentadas com grandes argumentos científicos.
Para finalizar trago uma frase de Claude Lévi-Strauss, referindo-se que “O cientista não é a pessoa que dá as respostas certas, mas quem faz as perguntas certas”, ... questionem, perguntem e vão atrás das respostas em fontes confiáveis, que assim chegarão muito longe.
Uma boa leitura a todos,
Charlotte Cesty Borda de Saenz
Profa. Dra. do Curso de Biomedicina do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Brasil -
Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / Junho 2023
v. 11 n. 3 (2023)Prezado leitor,
O estudante de graduação na área da saúde participa de forma ativa da construção do seu conhecimento. A postura investigativa é motivada em todos os anos que compreendem sua formação. As aulas, as atividades, os eventos, a leitura e o estudo, de maneira geral, despertam a reflexão e a análise crítica de informações, gerando o conhecimento.
A participação ativa tanto nas atividades de aprendizagem quanto na pesquisa em saúde é fundamental para formação profissional. Alguns cursos da área da saúde exigem a elaboração de um trabalho científico sob a orientação de um docente, apresentado no final da graduação. Trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso.
É um dos trabalhos mais importantes da graduação, exigindo responsabilidade e dedicação durante todo o processo de desenvolvimento. Essa edição apresenta os resumos aprovados de trabalho de conclusão de curso do segundo semestre de 2022, mostrando o compromisso dos estudantes da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar da FMU com a ciência!
Boa leitura!
Alessandra Gasparello Viviani
Equipe Editorial -
Edição Junho/2023
v. 11 n. 2 (2023)Caro Leitor,
A concomitância entre diferentes saberes e a multiplicidade de modelos para falar da saúde é o que traz o fascínio pela ciência. A integração entre saberes nos permite agregar as partes e a olhar para além de, considerando o que nem sempre é mostrado e pontuado, bem como, as influências que podem estar atreladas aos fatos e contextos. Neste sentido, a Revista ATAS de CIÊNCIAS DA SAÚDE, Revista ACIS, apresenta nesta nova edição, junho de 2023, as contribuições de professores de Graduação e Pós-graduação, alunos e profissionais afins a partir de estudos e pesquisas nas áreas da Biomedicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária.
São publicados artigos inéditos que representam o convite ao conhecimento e a reflexão e uma importante referência para as áreas da saúde.
Na área da Biomedicina os autores Domingues Clos e Ventura apresentam o estudo referente ao Diagnóstico de precisão no câncer de pele tipo melanoma; Rocha e Ferreira divulgam sobre as Técnicas de Reprodução Humana Assistida para pacientes diagnosticadas com endometriose; Bicalho e colaboradores comunicam o Estudo sobre a correlação do descarte indevido de antibióticos e a resistência bacteriana, e o risco de ineficiência no organismo humano.
Na área da Nutrição, Gomes e colaboradores descrevem sobre O papel da vitamina D no manejo nutricional da obesidade; Barrela e Padoveze expõem o estudo Chás medicinais na Ayurveda; Mesquita e Padoveze discorrem sobre Efeitos do estresse operacional e metabólico em militares e a relevância da nutrição para prevenir, preservar e recuperar a saúde; Silva, Santos e Teotônio sobre Alimentos comercializados em feiras livre contaminados por patógenos.
Na área da Fonoaudiologia os autores Viana e colaboradores apresentam o estudo sobre as Alterações audiovestibulares em pacientes pós-infecção de Covid-19; Cortes, Souza e Araújo discorrem com o tema Alterações auditivas pós acidente vascular cerebral (AVC): uma revisão integrativa; Alves, Silva e Rezende de Araújo divulgam o estudo Conhecimento de estudantes sobre os prejuízos à saúde Auditiva decorrentes do uso de fones de ouvido; Carvalho e Silva trazem o estudo sobre A contribuição da leitura orofacial na comunicação do surdo; Mendes e colaboradores tratam sobre a Perda auditiva unilateral na infância e seu impacto na linguagem e aprendizagem.
Na área da Psicologia os autores Fernandes e Amaro, comunicam sobre Paralisia do sono: uma breve contribuição da psicanálise. Ferraroli, Frayman e Rios divulgam sobre A toxicidade oculta em relacionamentos lésbicos. Bandeira e Imanishi descrevem sobre Vigorexia: um estudo psicanalítico sobre o corpo e a sociedade na contemporaneidade.
Na área da Medicina Veterinária é apresentado por Leite da Silva e colaboradores o estudo: Hiperplasia fibroepitelial mamária felina: relato de casos.
Nesta edição publicamos estudos de pesquisadores de estados diferentes do Brasil, o que é uma grande satisfação e enriquecem as contribuições. Agradecemos muito o interesse em publicar na ACiS e que possamos juntos propagar a literatura científica de forma responsável e efetiva.
Uma boa leitura a todos,
Terezinha A de Carvalho Amaro
Editora Chefe
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Temas contemporâneos em Psicologia
v. 11 n. 1 (2023)Nesta edição exclusiva de Temas contemporâneos em Psicologia apresentamos trabalhos de autores que se debruçaram sobre suas pesquisas – muitas vezes indo além desta área do Saber –, para estabelecer relações que embasem e/ou expliquem os fenômenos por eles observados. Como disse C. G. Jung em sua obra Símbolos da Transformação, “como em toda ciência, também na psicologia o trabalho de pesquisa exige conhecimentos bastante extensos. Um pouco de patologia e teoria das neuroses é totalmente insuficiente, pois esta área do conhecimento médico sabe apenas de uma doença, mas desconhece totalmente a alma que está doente”.
Buscando contribuir para a produção e divulgação do conhecimento em Psicologia,
- Silva e Santos relatam e exploram o resultado de uma pesquisa sobre os efeitos psicossociais do racismo estruturado na vida de mulheres negras na cidade de São Paulo;
- Bolgenhagen e Leonardi discorrem sobre a importância dos rituais na elaboração do luto, as consequências de sua ausência e como a psicanálise pode ser aplicada no manejo clínico de indivíduos enlutados;
- Martins e Santos apresentam a relação existente entre o racismo e a depressão e os fatores de risco que contribuem para sua predominância em mulheres e negros;
- Santos e Leonardi referem-se à Psicanálise Clássica para explorar os temas de amor e sexualidade para além do prazer genital;
- Mercúrio e Graciani descrevem a importância do desenvolvimento humano no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no Brasil;
- Santos e Leonardi investigam como a Clínica Analítica contemporânea pode contribuir com o tratamento de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia;
- Paião, Coelho e Amaro esclarecem a origem e os desdobramentos da angústia na perspectiva psicanalítica freudiana;
- Barbosa e Rivas analisam a não elaboração traumática e sofrimentos ocultos em um pedófilo, usando como base a obra Lolita, de Vladimir Nabokov.
Os dois últimos artigos são republicações da edição v. 9, n. 1 (2021), resgatados para esta edição por sua qualidade e relevância para nossa discussão.
Aos autores, dedico esta citação de Guillaume Ferrero, em Les lois psychologiques du symbolisme:
Portanto, como é a teoria que dá o valor e o significado que os fatos têm, ela frequentemente é muito útil, ainda que parcialmente falsa; pois ela projeta luz sobre fenômenos a que ninguém dava atenção, obriga a examinar sob vários aspectos fatos que ninguém estudara antes, e estimula pesquisas mais extensas e bem-sucedidas... é, portanto, dever moral do homem de ciência arriscar-se a cometer erros e sofrer críticas, para que a ciência avance sempre... Um escritor... atacou intensamente o autor, dizendo que este era um ideal científico bastante restrito e bastante mesquinho... Mas aqueles que possuem um espírito suficientemente sério e frio para não acreditarem que tudo o que escrevem é a expressão da verdade absoluta e eterna, aprovarão esta teoria, que coloca as razões da ciência bem acima da miserável vaidade e do mesquinho amor-próprio do sábio.
Que esta edição cumpra seu papel também como incentivo à produção de cada vez mais conhecimento científico em todas as áreas da Saúde.
Uma boa leitura a todos!
Patrícia Salvaia
Equipe Editorial
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Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar CISBEM/FMU: atualidades na área de Saúde
v. 10 n. 4 (2022)Prezado leitor,
Conceituar saúde não é uma tarefa fácil e podemos perceber essa dificuldade quando analisamos os diversos autores que se ocuparam deste assunto. Filósofos e cientistas, desde a antiguidade até a atualidade, de acordo com as peculiaridades de cada período, questionam o que é saúde. E até hoje, não há um consenso. No entanto, se pensarmos na complexidade do ser humano, este ser feito de tantas camadas físicas e mentais, fica evidente a razão desta dificuldade. O certo é que de uma forma ou outra, a saúde é um bem maior.
Esta edição da revista ACIS traz vários trabalhos tratando do tema saúde em seus diversos aspectos, contribuindo para o pensar na forma de produzir uma vida mais saudável.
Melo e colaboradores estudam a associação da dosagem dos triglicérides e colesterol total com a sensibilidade à feniltiocarbamida.
Moraes e Saez trazem os riscos da toxoplasmose na gestação, dando ênfase no diagnóstico e apresentando soluções de prevenção da doença.
Esquivel e colaboradores discutem sintomas de burnout, depressão e ansiedade em um grupo de residentes durante seu treinamento.
Goulart e colaboradores mostram como peelings químicos, utilizando ácidos tricloroacético e fenol proporcionam renovação celular.
Paulino e Amaro apresentam a relação do trauma e de sua ontogênese com o desamparo e o vazio psíquico a partir da teoria das relações objetais.
Pires de Campos relata uma experiência com atendimentos musicopsicoterapêuticos online trazendo reflexões sobre a possibilidade de continuar a preparar os discentes de graduação do curso de musicoterapia para essa nova perspectiva de atendimento remoto.
E, por fim, Pinheiro e colaboradores relatam a experiência com um grupo de trabalho voluntário, de docentes do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com objetivo de promover um espaço de reflexão sobre o tema Felicidade.
Estes resumos são um aperitivo para incentivar o leitor a degustar prazerosamente os trabalhos na sua íntegra.
Uma boa leitura a todos!
Leila Frayman e Terezinha Amaro
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Suplemento: resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar CISBEM FMU / 2022
v. 10 n. 3 (2022)Caro leitor,
Como sabemos, o conhecimento científico tem sido cada vez mais valorizado, sendo de grande importância para a sociedade e auxiliando a solucionar problemas, desde os mais simples aos mais complexos.Em uma sociedade em constante mudança o ensino superior é referência na construção do conhecimento, o qual é amplamente divulgado, valorizado, e intensificado neste meio, legitimando a formação.
Durante a graduação, a maioria dos estudantes entra pela primeira vez em contato com o conhecimento científico e é o docente que tem o papel fundamental de incentivá-los à iniciarem uma “carreira científica” durante seu processo de aprendizagem.
Assim, este suplemento tem como objetivo presentear cada leitor com uma coletânea com os melhores resumos de trabalhos de conclusão de cursos de estudantes de graduação da Escola de Ciências Biológicas e da Saúde mediados por docentes.
Esperamos que os temas aqui abordados contribuam para seu conhecimento e valorização da ciência.
Mirtes Perrechi
Equipe Editorial -
Pandemia COVID-19: desafios e possibilidades de atuação para as equipes de Saúde
v. 10 n. 2 (2022)Prezado Leitor,
Os estudos científicos são ferramentas para o avanço da ciência em suas diferentes áreas e possibilitam o conhecimento qualificado que contribui para o desenvolvimento da sociedade. A nova composição de editores da Revista ACIS, a partir de 2022, traz a proposta de incentivo à escrita científica com edições temáticas e abertas a alunos, professores e pesquisadores afins como um estímulo à leitura, escrita e o fazer ciência.
Esta edição foi construída mediante um período enlutado, em que perdemos familiares, amigos, professores, perdemos milhares de pessoas para a COVID-19, o que se fez urgente um novo olhar e pensar sobre a atuação dos profissionais da saúde. Apresentamos nesta nova edição ‘Pandemia: possibilidades de atuação para profissionais da saúde’, estudos com as contribuições desenvolvidas neste período.
São apresentados uma comunicação Editorial, Nota Técnica, Relatos de Experiência e Artigos de Revisão de Literatura dando ênfase aos temas que transpassam as vivências, as dúvidas e as elaborações de pesquisadores científicos nestes tempos inusitados de pandemia de COVID-19.
Tenham todos uma boa leitura.
Editoras-chefes
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Suplemento do Curso de Fisioterapia
v. 10 n. 1 (2022)Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Fisioterapia dos anos de 2020 e 2021
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ABR-JUN
v. 5 n. 2 (2017)Publicado em 28 de junho de 2017
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JAN-MAR
v. 5 n. 1 (2017)Publicado em 24 de Março de 2017
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OUT-DEZ
v. 4 n. 4 (2016) -
JUL-SET
v. 4 n. 3 (2016)