v. 10 n. 4 (2022): Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar CISBEM/FMU: atualidades na área de Saúde
Prezado leitor,
Conceituar saúde não é uma tarefa fácil e podemos perceber essa dificuldade quando analisamos os diversos autores que se ocuparam deste assunto. Filósofos e cientistas, desde a antiguidade até a atualidade, de acordo com as peculiaridades de cada período, questionam o que é saúde. E até hoje, não há um consenso. No entanto, se pensarmos na complexidade do ser humano, este ser feito de tantas camadas físicas e mentais, fica evidente a razão desta dificuldade. O certo é que de uma forma ou outra, a saúde é um bem maior.
Esta edição da revista ACIS traz vários trabalhos tratando do tema saúde em seus diversos aspectos, contribuindo para o pensar na forma de produzir uma vida mais saudável.
Melo e colaboradores estudam a associação da dosagem dos triglicérides e colesterol total com a sensibilidade à feniltiocarbamida.
Moraes e Saez trazem os riscos da toxoplasmose na gestação, dando ênfase no diagnóstico e apresentando soluções de prevenção da doença.
Esquivel e colaboradores discutem sintomas de burnout, depressão e ansiedade em um grupo de residentes durante seu treinamento.
Goulart e colaboradores mostram como peelings químicos, utilizando ácidos tricloroacético e fenol proporcionam renovação celular.
Paulino e Amaro apresentam a relação do trauma e de sua ontogênese com o desamparo e o vazio psíquico a partir da teoria das relações objetais.
Pires de Campos relata uma experiência com atendimentos musicopsicoterapêuticos online trazendo reflexões sobre a possibilidade de continuar a preparar os discentes de graduação do curso de musicoterapia para essa nova perspectiva de atendimento remoto.
E, por fim, Pinheiro e colaboradores relatam a experiência com um grupo de trabalho voluntário, de docentes do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com objetivo de promover um espaço de reflexão sobre o tema Felicidade.
Estes resumos são um aperitivo para incentivar o leitor a degustar prazerosamente os trabalhos na sua íntegra.
Uma boa leitura a todos!
Leila Frayman e Terezinha Amaro