Amor e Sexualidade
uma articulação para além do prazer genital
Resumen
A dimensão do desejo, da libido, do simbólico e da autoestima estão relacionados ao desenvolvimento psicossexual, sendo que para Freud a Sexualidade não é meramente genital. O objetivo desse estudo é analisar as possibilidades de articulação dos conceitos teóricos relacionados ao amor e sexualidade em Freud e Lacan tendo como foco a teoria pulsional. Neste sentido, o conceito de pulsão de vida, - os instintos de autopreservação ligados aos sexuais, o conceito de pulsão de morte, - as tendências destrutivas do homem que vive em sociedade. Serão considerados, ainda, os conceitos relacionados ao funcionamento das instâncias psíquicas reguladoras da mente, tais como, - id, ego e superego. É uma pesquisa exploratória, realizada com base em levantamento bibliográfico, sendo que a perspectiva de tratamento dos dados será qualitativa. Portanto as considerações realizadas no trabalho se entrelaçam e se complementam nas seções articulando conceitos e teorias buscando uma maior compreensão do tema frente aos autores e a complexidade de suas obras.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Teixeira da Silva Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).