A influência da arquitetura escolar no sentimento de pertencimento dos alunos

Autores/as

Palabras clave:

apropriação, espaço escolar, pertencimento, psicologia ambiental

Resumen

Resumo:

No trabalho realizado como prática obrigatória para aprovação na disciplina de Estágio Básico em Processos Educativos, pertencente ao sexto semestre do curso de Psicologia, teve como escolhas metodológicas a contemplação de aspectos epistemológicos, teóricos e experimentais, este último que se deu inicialmente por meio de observação participante, no entanto, no texto que será exposto houve a limitação a revisã parte integrante e essencial de a teve como escolhas medolEM RISCO E PENSA SOMENTE EM VOCdelimitação à revisão bibliográfica com objetivo geral a discussão sobre a relação entre a arquitetura escolar e o sentimento de pertencimento dos alunos. Essa análise deu-se com base na Psicologia Ambiental, sendo ela o estudo do comportamento humano e sua relação com o meio: "a psicologia ambiental trata essencialmente da percepção humana do ambiente que envolve o indiví­duo e os sentimentos resultantes em relação a esse mesmo ambiente"¹. Foi usado como sustentação um estudo dos textos de Foucault² (1997), "Vigiar e Punir" e o texto "Arquitetura como programa. Espaço-escola e currí­culo" de Frago; Escolano³ (2001) para melhor entendimento dos significados do espaço escola e da influência do mesmo como aspecto não neutro. O espaço auxilia a predizer comportamentos à medida que esses são reações do indiví­duo ao local. Reações essas que podem ser de pertencimento, apego, identificação e apropriação do espaço caso o local seja favorável para a construção de tais sentimentos. Para isso ele deve ter elementos fí­sicos satisfatórios e permitir a intervenção dos que ali estão inseridos4.

Biografía del autor/a

Juliana Luci Cansone, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Estudante de Bacharela em Psicologia.

M.L. Cabral

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

M.S Oliveira

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

C.B. Popazoglo

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

C.H.D. Falcão

Docente no curso de Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação. Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Citas

- Kowaltowski DCCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. [Internet]. São Paulo: Oficina de textos, 2011 [acesso em dez. 2019]. Disponí­vel em: https://www.passeidireto.com/arquivo/64523863/arquitetura-escolar-o-projeto-do-ambiente-de-ensino-doris-kowaltowski.

- Foucault M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 20 ed., Petrópolis : Editora Vozes Ltda, 1997. Terceira parte, cap. 1.

- Frago AV; Escolano, A. Currí­culo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

- Souza LN, Arquitetura escolar, parâmetro de projeto e modalidades de

aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil,

Arquitetura e Urbanismo. Campinas - SP, 2018.

- Araujo PV et al. Eu gosto da escola: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional. Vol. 20, N. 2 São Paulo, SP, 2016.

- Melo RGC. Psicologia ambiental: uma nova abordagem. Psicologia-USP, São

Paulo, 2(1/2): 85-103, 1991.

- Raimann EG; Raimann C. Arquitetura e espaço escolar na produção de

subjetividades. Revista Eletrônica do curso Pedagogia do campus Jataí­ – UFG. Vol.

II, no 5, 2008.

- Pol E. La apropiación en la escuela. In L. Iñiguez & E. Pol (Coords.), Monografies Psico/Socio/Ambientals: Cognición, representación y apropición del espacio. Barcelona: Publicacions Universitat de Barcelona, 1996.

- Moser G. Psicologia Ambiental. [Internet] Palestra proferida na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, em 27 de agosto de 1997. (Nota do Editor: texto transcrito por Adriano C. R. Costa e revisto por JoseÌ Q. Pinheiro). [Acesso em dez. 2019]. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X1998000100008.

- Churcill W. House of commons reubuilding.[Internet] 28th October 1943, Habsorde, 5th Series, Volume 393, cc 405, Westerminster. [acesso em de., 2019]. Disponí­vel em: https://www.parliament.uk/about/living-heritage/transformingsociety/private-lives/yourcountry/collections/churchillexhibition/churchill-and-ww2/hoc-rebuilding/

- Macedo L. de (Coord.). Cinco estudos de educação moral. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

- Martins RJ; Gonçalves TM. Apropriação do espaço na pré-escola segundo

a psicologia ambiental. [Internet] Psicol. Soc., v. 26, n. 3, p. 622-631, Belo Horizonte, 2014. [acessí­vel em: dez. 2019]. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

&lng=en&nrm=isso.

- Felipe ML; Kuhnen A. O apego ao lugar no contexto dos estudos pessoa-

ambiente: práticas de pesquisa. Estudos de Psicologia. São Paulo: Campinas, 2012.

- Felipe ML; Kuhnen a; Raymundo LS. Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. [Internet] Estudos e Pesquisa em Psicologia. V. 13, n.3 Rio de Janeiro, 2013 [acesso em dez. 2019]. Disponí­vel em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8604/7538.

- Silva AMS. Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar.

Ver. Bras. De Educação em Geografia. V. 8,n. 16, p. 103-141. Campinas, 2018.

Publicado

2021-07-07