A influência da arquitetura escolar no sentimento de pertencimento dos alunos
Keywords:
apropriação, espaço escolar, pertencimento, psicologia ambientalAbstract
Resumo:
No trabalho realizado como prática obrigatória para aprovação na disciplina de Estágio Básico em Processos Educativos, pertencente ao sexto semestre do curso de Psicologia, teve como escolhas metodológicas a contemplação de aspectos epistemológicos, teóricos e experimentais, este último que se deu inicialmente por meio de observação participante, no entanto, no texto que será exposto houve a limitação a revisã parte integrante e essencial de a teve como escolhas medolEM RISCO E PENSA SOMENTE EM VOCdelimitação à revisão bibliográfica com objetivo geral a discussão sobre a relação entre a arquitetura escolar e o sentimento de pertencimento dos alunos. Essa análise deu-se com base na Psicologia Ambiental, sendo ela o estudo do comportamento humano e sua relação com o meio: "a psicologia ambiental trata essencialmente da percepção humana do ambiente que envolve o indivíduo e os sentimentos resultantes em relação a esse mesmo ambiente"¹. Foi usado como sustentação um estudo dos textos de Foucault² (1997), "Vigiar e Punir" e o texto "Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo" de Frago; Escolano³ (2001) para melhor entendimento dos significados do espaço escola e da influência do mesmo como aspecto não neutro. O espaço auxilia a predizer comportamentos à medida que esses são reações do indivíduo ao local. Reações essas que podem ser de pertencimento, apego, identificação e apropriação do espaço caso o local seja favorável para a construção de tais sentimentos. Para isso ele deve ter elementos físicos satisfatórios e permitir a intervenção dos que ali estão inseridos4.References
- Kowaltowski DCCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. [Internet]. São Paulo: Oficina de textos, 2011 [acesso em dez. 2019]. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/64523863/arquitetura-escolar-o-projeto-do-ambiente-de-ensino-doris-kowaltowski.
- Foucault M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 20 ed., Petrópolis : Editora Vozes Ltda, 1997. Terceira parte, cap. 1.
- Frago AV; Escolano, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
- Souza LN, Arquitetura escolar, parâmetro de projeto e modalidades de
aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil,
Arquitetura e Urbanismo. Campinas - SP, 2018.
- Araujo PV et al. Eu gosto da escola: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional. Vol. 20, N. 2 São Paulo, SP, 2016.
- Melo RGC. Psicologia ambiental: uma nova abordagem. Psicologia-USP, São
Paulo, 2(1/2): 85-103, 1991.
- Raimann EG; Raimann C. Arquitetura e espaço escolar na produção de
subjetividades. Revista Eletrônica do curso Pedagogia do campus Jataí – UFG. Vol.
II, no 5, 2008.
- Pol E. La apropiación en la escuela. In L. Iñiguez & E. Pol (Coords.), Monografies Psico/Socio/Ambientals: Cognición, representación y apropición del espacio. Barcelona: Publicacions Universitat de Barcelona, 1996.
- Moser G. Psicologia Ambiental. [Internet] Palestra proferida na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, em 27 de agosto de 1997. (Nota do Editor: texto transcrito por Adriano C. R. Costa e revisto por JoseÌ Q. Pinheiro). [Acesso em dez. 2019]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X1998000100008.
- Churcill W. House of commons reubuilding.[Internet] 28th October 1943, Habsorde, 5th Series, Volume 393, cc 405, Westerminster. [acesso em de., 2019]. Disponível em: https://www.parliament.uk/about/living-heritage/transformingsociety/private-lives/yourcountry/collections/churchillexhibition/churchill-and-ww2/hoc-rebuilding/
- Macedo L. de (Coord.). Cinco estudos de educação moral. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
- Martins RJ; Gonçalves TM. Apropriação do espaço na pré-escola segundo
a psicologia ambiental. [Internet] Psicol. Soc., v. 26, n. 3, p. 622-631, Belo Horizonte, 2014. [acessível em: dez. 2019]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
&lng=en&nrm=isso.
- Felipe ML; Kuhnen A. O apego ao lugar no contexto dos estudos pessoa-
ambiente: práticas de pesquisa. Estudos de Psicologia. São Paulo: Campinas, 2012.
- Felipe ML; Kuhnen a; Raymundo LS. Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. [Internet] Estudos e Pesquisa em Psicologia. V. 13, n.3 Rio de Janeiro, 2013 [acesso em dez. 2019]. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8604/7538.
- Silva AMS. Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar.
Ver. Bras. De Educação em Geografia. V. 8,n. 16, p. 103-141. Campinas, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).