A influência da arquitetura escolar no sentimento de pertencimento dos alunos
Palavras-chave:
apropriação, espaço escolar, pertencimento, psicologia ambientalResumo
Resumo:
No trabalho realizado como prática obrigatória para aprovação na disciplina de Estágio Básico em Processos Educativos, pertencente ao sexto semestre do curso de Psicologia, teve como escolhas metodológicas a contemplação de aspectos epistemológicos, teóricos e experimentais, este último que se deu inicialmente por meio de observação participante, no entanto, no texto que será exposto houve a limitação a revisã parte integrante e essencial de a teve como escolhas medolEM RISCO E PENSA SOMENTE EM VOCdelimitação à revisão bibliográfica com objetivo geral a discussão sobre a relação entre a arquitetura escolar e o sentimento de pertencimento dos alunos. Essa análise deu-se com base na Psicologia Ambiental, sendo ela o estudo do comportamento humano e sua relação com o meio: "a psicologia ambiental trata essencialmente da percepção humana do ambiente que envolve o indivíduo e os sentimentos resultantes em relação a esse mesmo ambiente"¹. Foi usado como sustentação um estudo dos textos de Foucault² (1997), "Vigiar e Punir" e o texto "Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo" de Frago; Escolano³ (2001) para melhor entendimento dos significados do espaço escola e da influência do mesmo como aspecto não neutro. O espaço auxilia a predizer comportamentos à medida que esses são reações do indivíduo ao local. Reações essas que podem ser de pertencimento, apego, identificação e apropriação do espaço caso o local seja favorável para a construção de tais sentimentos. Para isso ele deve ter elementos físicos satisfatórios e permitir a intervenção dos que ali estão inseridos4.Referências
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