A influência da arquitetura escolar no sentimento de pertencimento dos alunos

Autores

Palavras-chave:

apropriação, espaço escolar, pertencimento, psicologia ambiental

Resumo

Resumo:

No trabalho realizado como prática obrigatória para aprovação na disciplina de Estágio Básico em Processos Educativos, pertencente ao sexto semestre do curso de Psicologia, teve como escolhas metodológicas a contemplação de aspectos epistemológicos, teóricos e experimentais, este último que se deu inicialmente por meio de observação participante, no entanto, no texto que será exposto houve a limitação a revisã parte integrante e essencial de a teve como escolhas medolEM RISCO E PENSA SOMENTE EM VOCdelimitação à revisão bibliográfica com objetivo geral a discussão sobre a relação entre a arquitetura escolar e o sentimento de pertencimento dos alunos. Essa análise deu-se com base na Psicologia Ambiental, sendo ela o estudo do comportamento humano e sua relação com o meio: "a psicologia ambiental trata essencialmente da percepção humana do ambiente que envolve o indiví­duo e os sentimentos resultantes em relação a esse mesmo ambiente"¹. Foi usado como sustentação um estudo dos textos de Foucault² (1997), "Vigiar e Punir" e o texto "Arquitetura como programa. Espaço-escola e currí­culo" de Frago; Escolano³ (2001) para melhor entendimento dos significados do espaço escola e da influência do mesmo como aspecto não neutro. O espaço auxilia a predizer comportamentos à medida que esses são reações do indiví­duo ao local. Reações essas que podem ser de pertencimento, apego, identificação e apropriação do espaço caso o local seja favorável para a construção de tais sentimentos. Para isso ele deve ter elementos fí­sicos satisfatórios e permitir a intervenção dos que ali estão inseridos4.

Biografia do Autor

Juliana Luci Cansone, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Estudante de Bacharela em Psicologia.

M.L. Cabral

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

M.S Oliveira

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

C.B. Popazoglo

Estudantes de Psicologia do sexto perí­odo. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

C.H.D. Falcão

Docente no curso de Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação. Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

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Publicado

2021-07-07