A prática do consumo sustentável entre estudantes universitários / The practice of sustainable consumption among college students

Autores

  • Luciana Ronchi FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Paulo Roberto Vieira de Oliveira FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Iara Regina dos Santos Parisotto FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Giancarlo Gomes FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Reciclagem, Frugalidade

Resumo

É relevante a preocupação com o consumo excessivo e seus malefí­cios ao desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Entendendo que não se pode deixar de consumir, o consumo sustentável se efetiva, pois leva em consideração os princí­pios da sustentabilidade. O estudo tem por objetivo analisar os determinantes do consumo sustentável presentes em estudantes universitários. O método adotado foi a pesquisa quantitativa e o procedimento de levantamento, realizada em duas instituições de ensino superior (IES) do Vale do Itajaí­, em Santa Catarina. O modelo utilizado foi adaptado de Ribeiro e Veiga (2011) e foram pesquisados 290 estudantes do curso de Administração. Os resultados apontam que a Frugalidade tem um bom poder de explicação do constructo Consumo Sustentável, diferentemente da Reciclagem que teve um baixo poder de explicação.

Palavras chave: Consumo sustentável; Reciclagem; Frugalidade. 

Biografia do Autor

Luciana Ronchi, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Turismo e Lazer pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002) e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo IBES-SOCIESC (2014). Possui especialização em Marketing e Vendas pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação (2007). Atualmente cursa Mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Tem experiência profissional na área de Comunicação - Eventos, e Marketing – B2B. Integrante do grupo de pesquisas em Estratégia e Competitividade de Organizações (FURB). Bolsista de Pesquisa Capes.

Giancarlo Gomes, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Formado em Administração pela UNOESC. Pós-Graduado em Sistemas de Produção pela UNOESC. Mestre em Administração-FURB. Doutor em Ciências Contábeis e Administração-FURB

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

RONCHI, L.; DE OLIVEIRA, P. R. V.; PARISOTTO, I. R. dos S.; GOMES, G. A prática do consumo sustentável entre estudantes universitários / The practice of sustainable consumption among college students. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 118–138, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/933. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia