Zona de amortecimento da floresta nacional de São Francisco de Paula: alterações da cobertura do solo

Autores

  • Amanda Herbst Schmitt Koch Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS - ICMBio. Universidade estadual do Rio Grande do Sul - (UERGS).

Palavras-chave:

Zona de Amortecimento, Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto."ƒ

Resumo

Este estudo fez análise das alterações da cobertura do solo na zona de amortecimento da Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA/SFP). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar e avaliar estas alterações. O entorno da FLONA/SFP até o ano de 2004 apresentava uma cobertura de solo que era praticamente constituí­do de campo e pastagem, e a partir deste perí­odo, a agricultura se expandiu e grande parte do que hoje se pretende legalizar como Zona de Amortecimento são áreas de lavouras, cultivos e plantios. Como bases desta análise foram utilizadas imagens dos satélites LANDSAT-5 e LANDSAT-8 dos anos de 1985, 2011 e 2013. Para a tabulação e tratamento dos dados coletados foram usadas técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Com uso da plataforma Spring 5.2, SIG (Sistema de Informações Geográficas) disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi feito o processamento digital de imagens. No perí­odo pesquisado houve maiores alterações nas classes temáticas de campo (redução) e lavouras (expansão). Estes apontamentos comprovam que os proprietários das áreas alteraram suas atividades nos últimos anos e, que estas mudanças podem ter afetado os ecossistemas locais. Estudos fundiários podem contribuir para uma análise mais eficaz sobre as alterações de uso e cobertura do solo objetivando a consolidação da Zona de Amortecimento da FLONA/SFP.

Biografia do Autor

Amanda Herbst Schmitt Koch, Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS - ICMBio. Universidade estadual do Rio Grande do Sul - (UERGS).

Especialista em Perí­cia e Auditoria Ambiental pela Uninter, ICMBio e graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

KOCH, A. H. S. Zona de amortecimento da floresta nacional de São Francisco de Paula: alterações da cobertura do solo. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 146–162, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/913. Acesso em: 24 abr. 2024.