Ferramenta para identificação do valor e da disposição de compra dos consumidores de produtos ecológicos / Tool for value identification and consumer willingness to purchase green products

Autores

  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Claudio Antonio Rojo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • ílvaro Guillermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Valor, Compra, Preço, Produtos ecológicos

Resumo

O valor para os consumidores das questões ambientais é um fator relevante para as tomadas de decisão das organizações. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta que possa identificar o valor e a disposição de compra dos consumidores de produtos ecológicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, apresentando um modelo interrogativo. A ferramenta proposta é composta em duas etapas: a primeira consiste na verificação do valor e da preferência de compra dos consumidores em relação aos produtos ecologicamente corretos. A segunda etapa consiste na simulação da oferta produto ecológico aos consumidores. Com os resultados encontrados, mostrando se os consumidores comprarão ou não o produto ecológico, as organizações obterão informações relevantes para tomada de decisão.

Biografia do Autor

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Formação: Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas.

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -
UFSC. Professora adjunto da Unioeste, Campus Cascavel, Paraná, Brasil

Claudio Antonio Rojo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

ílvaro Guillermo Rojas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do mestrado e doutorado do programa de Engenharia de Produção da UFSC. Possui graduação em Ingeniero Civil Quí­mico - Universidad Catolica de Valparaiso Chile (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Ingenierí­a Industrial - Universidad Politécnica de Madrid (1995). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

BERTOLINI, G. R. F.; BRANDALISE, L. T.; ROJO, C. A.; LEZANA, ílvaro G. R. Ferramenta para identificação do valor e da disposição de compra dos consumidores de produtos ecológicos / Tool for value identification and consumer willingness to purchase green products. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 115–133, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/191. Acesso em: 21 nov. 2024.

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