O desenvolvimento das escolas móveis do SENAI SP

Autores

  • Humberto Aparecido Pereira Damasceno Centro Estatual de Educação Tecnológica "Paula Souza"
  • Celso Machado Junior Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Nardo Gonçalves dos Santos Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rogério Campos Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Inovação, Escolas Móveis.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar pela metodologia de estudo de caso, fatos baseados na experiência profissional dos autores sobre a implantação de sistema de projetos, construção e manutenção de escolas móveis, com práticas de Governança Corporativa, em instituição de ensino profissionalizante, no perí­odo de 1996 a 2005. A empresa observada tem como finalidade o ensino profissional de trabalhadores da indústria. Na década de 1970 o conselho da entidade aprovou a execução da ação institucional baseada no aproveitamento dos modais de transportes existentes no paí­s. A ideia era o levar o ensino profissionalizante a partir de unidades móveis, montadas em vagões, barcaças e carretas. Inicialmente na construção da primeira escola móvel, aproveitou-se a estrutura de um vagão ferroviário antigo, iniciando-se assim o processo de inovação tecnológica do ensino profissionalizante e das técnicas de administração do novo empreendimento (riscos organizacionais, custos e técnicas de gestão de projetos), fortalecendo-se a cultura organizacional.  A iniciativa motivou a empresa buscar ferramentas de inovação no mercado, e formar seus primeiros grupos de gerentes e projetistas de unidades móveis, mesmo que informalmente. Tais práticas permitiram à internalização da ideia, logo copiada por outros departamentos regionais da instituição. Por exigências legais a instituição em tais projetos princí­pios defendidos pela Governança Corporativa, tais como sobre prestação de contas, responsabilidade corporativa e a inovação.  O sucesso da iniciativa SENAI MÓVEL extende-se desde o iní­cio da década de 70 até os dias de hoje, havendo todos os objetivos iniciais sido alcançados,  ultrapassados e aperfeiçoados.

Biografia do Autor

  • Humberto Aparecido Pereira Damasceno, Centro Estatual de Educação Tecnológica "Paula Souza"
    Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gestão Empresarial e em  Logí­stica e Supply Chain Manegement pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mogi das Cruzes.
  • Celso Machado Junior, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança Corporativa da FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
  • Nardo Gonçalves dos Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gestão Empresarial com Enfase em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFIEO.
  • Rogério Campos, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O desenvolvimento das escolas móveis do SENAI SP. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 100–114, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1102. Acesso em: 5 dez. 2025.