Os desafios da clínica psicanalítica de crianças e adolescentes pós-pandemia
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os desafios enfrentados pela clínica psicanalítica de crianças e adolescentes no contexto pós-pandemia. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica, analisa-se os efeitos emocionais e comportamentais do isolamento social, a necessidade de adaptação do setting analítico ao atendimento remoto, as mudanças nas relações familiares, bem como a construção da identidade e os sintomas clínicos predominantes. Observou-se a intensificação de sintomas como ansiedade, regressões comportamentais e uso excessivo de telas. A análise busca oferecer subsídios para o aprimoramento da prática psicanalítica contemporânea, considerando as transformações sociais e subjetivas impostas pela pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elaine Tasso, Sandra Regina Borges dos Santos, Terezinha A. de Carvalho Amaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).