Intercorrências do Ácido Tricloroacético e Ácido Fenol
Resumo
Muitos indivíduos estão à procura de procedimentos que ajudem no rejuvenescimento da pele. Um dos recursos para melhorar a qualidade da pele são os peelings químicos, utilizando diversos ácidos como glicólico, retinóico, salicílico, tricloroacético, fenol entre outros, que tem como objetivo proporcionar a renovação celular. O objetivo deste estudo é focar nos dois ácidos que têm mais intercorrências, ácido tricloroacético e ácido fenol. O fenol tem sido utilizado como peeling profundo tanto isoladamente como em associação com outros componentes atuam como promotores de penetração e permeação, resultam no processo de renovação celular intenso, normalizando a pigmentação da pele, atenuando marcas e minimizando as rugas. Devido a sua toxicidade e contraindicações, o fenol deve ser aplicado cuidadosamente segundo a técnica recomendada, e o paciente deve ser monitorado para se obter a máxima eficácia do peeling e minimizar os efeitos sistêmicos. Já o tricloroacético é utilizado como peeling moderado tanto isoladamente como em associação com outros ácidos, melhoram na síntese das fibras de colágeno, na redução de rugas e renovação da pele.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Beatriz Matsukawa Goulart, Thais Bruna , Jessica Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).