Avaliação de empatia nos matriculados no período vespertino no curso de graduação de fisioterapia: uma abordagem exploratória
Resumen
A empatia é considerada um construto multidimensional com componentes cognitivos, afetivos e comportamentais e é essencial para criar a aliança terapêutica entre paciente e profissional da saúde, que influencia o desfecho clínico. Objetivo: avaliar uma amostra de estudantes do período vespertino do curso de Fisioterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), caracterizando-os de acordo com os dados sociodemográficos e em relação à habilidade de empatia. Método: Estudo transversal de caráter exploratório, delineado de forma experimental com uma perspectiva quantitativa por meio do preenchimento de um inventário de empatia e um questionário sociodemográfico por universitários voluntários dos 1º, 2º e 5º semestres do período vespertino do curso de fisioterapia da FMU. Esta pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética, por meio da Plataforma Brasil, e aprovada sob parecer nº 3.989.254. Resultados: A Tomada de Perspectiva (TP) obteve média de 3,93, a Flexibilidade Interpessoal (FI) de 3,22, o Altruísmo (Al) de 3,45 e a Sensibilidade Afetiva (SA) de 4,32. A média de empatia com o avançar da idade apresentou sutil melhora, exceto na faixa dos 41 aos 50 anos. A média da empatia do 1º, 2º e 5º semestres foram respectivamente 3,73, 3,72 e 3,79. Conclusão: Não foi constatada diferença significativa na evolução da empatia com o decorrer dos semestres, ressaltando a importância do Programa de Empatia da FMU iniciado em 2020, sendo relevante focar no desenvolvimento dos fatores FI e Al.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alessandra Gasparello Viviani, Yukio Kuroda Nabeshima, Rodrigo Quadros Martinez, Juliana Duarte Leandro, Sandra Maria Holanda Mendonça
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).