Análise comparativa da composição de cardápios escolares em São Paulo: a importância do equilíbrio de nutrientes

Autores/as

  • Julia Ferrari de Claris FMU
  • Edeli Simioni de Abreub

Resumen

Este artigo analisa a composição de cardápio de uma escola pública e uma privada no Estado de São Paulo, com foco na adequação nutricional e no equilíbrio de nutrientes, utilizando o método AQPC (Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio). Desenvolvido por Veiros e Proença, esse método permite uma avaliação qualitativa dos aspectos nutricionais e sensoriais presentes nos cardápios. Os resultados mostram que ambos os tipos de escolas oferecem uma variedade de alimentos, com destaque para alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes e verduras. A escola particular incentiva a autonomia alimentar dos alunos, permitindo que escolham seus alimentos. No entanto, a escola pública não oferece esses alimentos diariamente. O estudo ressalta a importância de os nutricionistas reavaliarem os cardápios escolares de acordo com as legislações vigentes e o Guia Alimentar da População Brasileira, além de promover estratégias para aumentar a autonomia alimentar dos estudantes.

Publicado

2024-06-27

Número

Sección

Artigo Experimental