Fatores que impactam na incidência de transtornos mentais em aeronautas
Resumen
O objetivo geral desta pesquisa foi buscar compreender quais são os fatores que mais impactam para a incidência de transtornos mentais em aeronautas. Quanto aos objetivos específicos, estes abrangeram: investigar quais são os principais fatores que contribuem para a incidência dos transtornos mentais em aeronautas; apontar quais os transtornos mais incidentes na categoria e compreender como a psicologia pode colaborar no campo da aviação civil. Em relação à metodologia, foi elaborada uma pesquisa de revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para a análise dos dados, foram realizadas revisões da Legislação Vigente Brasileira (Lei 13.375 de 28 de agosto de 2017, Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil e suas Instruções Suplementares) e revisões bibliográficas de literatura nacional e internacional em bases de dados como Scielo, PubMed e Sindicato Nacional dos Aeronautas, entre 1993 e 2023. Os resultados apontam que os transtornos mentais são uma preocupação crescente na aviação civil. Fatores de risco incluem condições de trabalho estressantes, estilos de vida exigentes e pressões institucionais. As conclusões deste estudo indicam que devido às demandas físicas e psicológicas da profissão, os aeronautas são particularmente suscetíveis a esses transtornos.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Breila Campos de Oliveira, Juliana Santos Graciani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).