Intercorrências em preenchimentos estéticos. Uma revisão sistemática da literatura
Uma revisão sistemática da literatura
Resumen
Procedimentos estéticos, sobretudo os preenchedores de tecidos têm se tornado atualmente prática prevalente. À medida que as indicações e o número de procedimentos aumentam, também há incremento no número de intercorrências. Dessa forma, considerando esse cenário, o objetivo desta revisão foi o de fornecer base etiológica das complicações relacionadas ao preenchimento e orientação estruturada sobre o tratamento. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos dez anos que abordassem a temática proposta. Com base nesses estudos observamos que estas complicações podem ocorrer precoce ou tardiamente e características destes desfechos adversos puderam ser definidos para cada substância. Pacientes tratados com o ácido hialurônico apresentaram notadamente edema, eritema e nódulos. Por sua vez, os tratados com ácido polilático, polimetilmetacrilato e hidrogel tenderam a desenvolver granulomas. Nesta perspectiva, além de caracterizar os principais preenchedores dérmicos, possíveis algoritmos são expressos para tratar os efeitos adversos e complicações. A familiaridade com essas intercorrências é crucial para alcançar melhores resultados, minimizando dessa forma complicações, promovendo uma regeneração tecidual adequada e antevendo os efeitos colaterais de cada substância.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Tatiana Cunha Lima, Thais Bruna Ferreira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).