Reabilitação da afasia em pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão de literatura
Resumen
Objetivo: verificar na literatura se há uma maior incidência hemisférica no Acidente Vascular Encefálico - AVE e conhecer os programas de reabilitação fonoaudiológica descritos para esta população e a sua eficácia. Método: foi realizada pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão artigos publicados em português brasileiro e inglês, nos últimos 05 anos, texto completo com link acessível ao conteúdo. Resultados: Foram incluídos na revisão sistemática 9 artigos distribuídos para análise em uma ficha documental seguindo recomendações do checklist PRISMA, sendo 5 estudos (55,5%) de estudo clínico, 2 (22,2%) revisão de literatura e 2 (22,2%) estudos de caso. De modo geral, os artigos (100%) apontaram a importância e eficácia do tratamento precoce com foco na intervenção da fonoaudiologia para melhor qualidade de vida dos pacientes com Afasia. Conclusão: existe incidência maior de AVC no HE devido ao maior número de dominância na população; ocorre recorrência de citação do protocolo MIT; indicação de início de terapia até 14 dias pós AVC e maior eficácia para terapias frequentes em contraponto com sessões longas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alana de Souza Paula, Eleni Ramalho Ramalho, Etieli dos Santos PenedoTomassini Tomassini, Gabriella de Oliveira Gonçalves Gonçalves, Nayelly Emily Rocha Martins Martins, Tainá Alves de Moraes Moraes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).