Efetividade e benefícios do implante coclear em pacientes com Schwannoma Vestibular
Resumen
O Schwannoma Vestibular é um tumor benigno proveniente das células de schwann, tendo como principal sintoma a perda auditiva unilateral. Esta revisão de literatura do tipo integrativa buscou avaliar se o Implante Coclear pode ser uma alternativa de tratamento efetiva para pacientes com Schwannoma Vestibular, identificando os possíveis benefícios que o Implante Coclear propicia para o paciente com Schwannoma Vestibular, além de verificar a possibilidade de melhora no reconhecimento de fala e discriminação de sons após o tratamento do tumor e implantação do Implante Coclear. Para esta revisão, realizou-se busca nas bases de dados eletrônicas Medline e Pubmed, com seleção dos artigos feita através da correlação entre os mesmos com os objetivos propostos pelo nosso estudo. Foram excluídos artigos que abordavam exclusivamente métodos de tratamento observacionais, tumores provenientes de patologias como a Neurofibromatose, entre outros. Através dos resultados do presente estudo, observou-se que o Implante Coclear possui maior benefício quando o paciente faz uso efetivo do dispositivo, restabelecendo a audição binaural e habilidades auditivas. O estudo concluiu que o implante coclear, na maioria dos casos, mostrou-se uma alternativa de tratamento efetiva no Schwannoma Vestibular, trazendo benefícios para o paciente e influenciando na qualidade de vida.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Oiliruam Ferreira Mendes, Amanda da Silva Veiga, Bruna Curaçá de Souza, Vitória Ribeiro Vaccari, Yasmin de Souza Santos, Maria Eliza Lopes Kagueiama, Adriana Marques da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).