A questão traumática na pedofilia
uma investigação na obra Lolita
Resumen
O presente trabalho possui o objetivo de analisar a não elaboração traumática e sofrimentos ocultos em um pedófilo. À luz da psicanálise de orientação freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para versarmos sobre a perversão, utilizaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que, segundo ele, viveu um romance com Lolita, uma garota de 12 anos de idade. No momento atual, a pedofilia é vista como um problema social e de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com isso, contextualizamos a história da infância, construções sociais sobre a pedofilia e a criminalização de fantasias sexuais para que possamos investigar por meio da narrativa de Humbert, sua história pregressa marcada por um trauma não elaborado e os sofrimentos ocultos relacionados ao seu desejo pedofílico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista ACiS FMU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).