Perda auditiva unilateral na infância e seu impacto na linguagem e aprendizagem

Autores/as

  • Tatiane Gonçalves dos Santos Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rosilene Guimarães de Souza
  • Taliá Brandão Benício Favela
  • Luana Costa Mendes
  • Ana Paula Bruner

Resumen

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar quais os impactos da perda auditiva unilateral (PAUn) na infância, descritos na literatura especializada, em relação à linguagem e à aprendizagem. Métodos: Revisão da literatura especializada nas bases científicas de dados on-line: BVS, EBSCO, Lilacs, Pubmed e SciElo, entre 2010 e 2022. Resultados: Foram encontradas nove publicações científicas compatíveis com o tema proposto, mostrando PAUn associada a efeitos negativos na linguagem e fala, vocabulário, comunicação, função cognitiva, aprendizagem, alfabetização, habilidades sociais e comportamentais.  Conclusão: Crianças com PAUn tem alto risco de atraso no desenvolvimento de fala e linguagem. Dificuldades relacionadas a desempenho fonológico, habilidades sociais, atenção e funções cognitivas também podem ser observadas causando impacto negativo à vida escolar.

Publicado

2023-06-12

Número

Sección

Artigo Teórico