Um estudo sobre a saúde mental de residentes e ortopedia
Resumen
Estudos referem que residentes de medicina podem apresentar risco para o desenvolvimento de problemas emocionais durante o treinamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar sintomas de burnout, depressão e ansiedade em um grupo de residentes durante seu treinamento. Foram acompanhados 13 residentes homens de Ortopedia, média de 26 anos de idade, durante os três anos de residência. Utilizados os inventários: MBI, BDI e BAI. As avaliações foram realizadas no primeiro, sexto e décimo segundo mês do 1º ano (R1) e no 9º mês do 3º ano de residência. O grupo apresentou sintomas de burnout, depressão e ansiedade principalmente no sexto mês do R1. Os sintomas diminuíram ao longo do tempo embora não tenham alcançados os valores encontrados da primeira avaliação. Essa diminuição de sintomas sugere que a residência não foi uma experiência deletéria ou prejudicial mas sim um caminho difícil, porém necessário, promovendo mudanças importantes em direção ao amadurecimento profissional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Daniela Esquivel, Latife Yazigi, Luiz Antônio Nogueira-Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).