Adaptação de Metodologias Ativas para abordagem de Temas Transversais durante a Pandemia

Autores/as

  • Janaina Ferreira FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumen

Resumo: As práticas de ensino e aprendizagem no ensino superior estão passando por uma série de mudanças significativas para favorecer a experiência de aprendizagem dos alunos durante e pós pandemia do covid19. Dentro deste processo, as tecnologias de informação e comunicação constituíram ferramentas cujo desenvolvimento objetivou facilitar a comunicação e o alcance da informação, permitindo a troca de informações de forma dinâmica e remota. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como foi a adaptação da abordagem dos temas transversais através de metodologia ativa no uso das plataformas virtuais diante de um processo pandêmico, trazendo um relato de experiência do uso da técnica de aprendizagem baseada em problemas, como base da ação educativa desenvolvida em plataforma virtual no ensino superior em saúde. A discussão e a experiência dessas metodologias podem tornar-se uma importante estratégia para a instrumentalização e a atuação de professores que ainda não estão envolvidos com a importância da introdução da abordagem dos Temas Transversais como metodologia ativa em plataformas digitais no cenário pandêmico e pós pandêmico.
Descritores: temas transversais, metodologias ativas, ensino híbrido, ensino remoto

Publicado

2022-09-30