Adaptação de Metodologias Ativas para abordagem de Temas Transversais durante a Pandemia
Resumen
Resumo: As práticas de ensino e aprendizagem no ensino superior estão passando por uma série de mudanças significativas para favorecer a experiência de aprendizagem dos alunos durante e pós pandemia do covid19. Dentro deste processo, as tecnologias de informação e comunicação constituíram ferramentas cujo desenvolvimento objetivou facilitar a comunicação e o alcance da informação, permitindo a troca de informações de forma dinâmica e remota. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como foi a adaptação da abordagem dos temas transversais através de metodologia ativa no uso das plataformas virtuais diante de um processo pandêmico, trazendo um relato de experiência do uso da técnica de aprendizagem baseada em problemas, como base da ação educativa desenvolvida em plataforma virtual no ensino superior em saúde. A discussão e a experiência dessas metodologias podem tornar-se uma importante estratégia para a instrumentalização e a atuação de professores que ainda não estão envolvidos com a importância da introdução da abordagem dos Temas Transversais como metodologia ativa em plataformas digitais no cenário pandêmico e pós pandêmico.
Descritores: temas transversais, metodologias ativas, ensino híbrido, ensino remoto
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Janaina Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).