Pandemia e pós-pandemia:
o cuidar e a escuta ao adolescente
Resumen
Resumo: Este artigo se propõe discutir concepções e práticas de cuidado de psicólogos que atuam no atendimento com adolescentes em tempos de pandemia. Tem como objetivo acompanhar a rotina e o cotidiano dos adolescentes e suas formas de promover o cuidado de si, e suas dificuldades de buscar recursos internos e externos para enfrentar o sofrimento causado pela pandemia da COVID-19. Trata-se de relato de experiência no atendimento psicológico online com o uso da Gestalt-terapia e a Fenomenologia. Foram realizados encontros com adolescentes da rede pública de saúde pelo programa Acolhendo Dá Pra Atender on-line. O cuidado foi trabalhado na prática, conscientizando os adolescentes dos seus recursos disponíveis para o enfrentamento, para que possam entender suas formas de cuidado de si e do outro e seus modos de interação com o mundo, buscando novos caminhos.
Descritores: adolescente, pandemia, cuidado, escuta
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 LIA PINHEIRO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).