Alterações audio vestibulares em pacientes pós-infecção da COVID-19
Resumen
Introdução: as perdas auditivas podem ser causadas por diversos agentes, entre eles estão as infecções provocadas por vírus e bactérias, que podem rebaixar os limiares auditivos. Objetivo: investigar alterações auditivas e vestibulares em pacientes com Covid-19 e suas sequelas pós-tratamento. Método: estudo do tipo revisão narrativa da literatura com levantamento bibliográfico na base de busca Google Acadêmico e nas bases de dados Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (BIREME) e PubMed, nos idiomas português e inglês. Resultados: foram selecionados 27 estudos com base no objetivo proposto pela pesquisa. Relataram-se sintomas de perda auditiva condutiva, perda auditiva sensorioneural súbita, zumbido e tontura nos pacientes durante o processo infeccioso ou após a recuperação de Covid-19. A ocorrência de ototoxicidade foi relacionada ao uso da medicação hidroxicloroquina. Conclusão: sugerimos novas pesquisas e estudos de acompanhamento a longo prazo, a fim de investigar como o SARS-Cov-2 afeta a audição, sistema vestibular e a qualidade de vida dos indivíduos.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Adriana Marques da Silva, Éric Viana, Flávia Renata Rocha, Jéssica Amanda da Silva, Maria Laura Oliveira Silva, Priscila Almeida Rosa, Ruth Sevarolli, Sandra Gomes Honorato, Simone Almeida dos Santos, Thais da Silva Aguiar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).