UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DE EMPATIA E HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Palabras clave:
aprendizagem interativa, docência, empatia, humanização da assistência, tomada de decisão, treinamento com simulação de alta fidelidadeResumen
Introdução: Durante a formação do cirurgião no curso de Odontologia, são
classicamente desenvolvidas as hard skills, porém, o desenvolvimento de
habilidades comportamentais, as chamadas soft skills entre elas a empatia
e humanização também são fundamentais. A adoção de estratégias
pedagógicas com o objetivo de desenvolver essas habilidades é um
importante desafio da educação em odontologia. Material e métodos: O
objetivo deste artigo é apresentar como a metodologia de simulação
realística pode ser utilizada ao longo da formação em odontologia para o
desenvolvimento de habilidades comportamentais como empatia e
humanização. Resultados e discussão: Boas práticas em saúde como
ética, empatia, segurança, respeito, liderança, comunicação e gestão de
conflitos podem ser desenvolvidas quando a estrutura curricular é
organizada com este intuito. Com a utilização da metodologia de simulação
realística com cenários controlados, seguidos de debriefing, é possível
realizar uma avaliação formativa e verificar se o aluno atingiu os objetivos
de aprendizagem para o desenvolvimento destas habilidades.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).