Sequência didática para ensino de meio ambiente e saúde: o petróleo como objeto de estudo no ensino básico

Autores/as

  • Talita Andrade da Anunciação Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
  • Gabriele Louise Soares Martins Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia. Centro de Biotecnologia e Terapia Celular, Hospital São Rafael – BA
  • Leile Camila Jacob Nascimento Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
  • Melina Mosquera Navarro Borba Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
  • Maria Carolina Santos de Souza Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.
  • Scarlet Torres Moraes Mota Programa de Pós-Graduação em Patologia. Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade Federal da Bahia. Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia.

Palabras clave:

desastres ambientais, ensino fundamental, aprendizagem baseada em problemas, ensino médio, metodologias ativas, petróleo

Resumen

Sensibilizar crianças e adolescentes í s questões relacionadas ao Meio Ambiente e Saúde no século XXI constitui uma tarefa essencial no âmbito escolar, dado que os impactos gerados pela exploração intensiva dos recursos naturais afetam diretamente a saúde humana, além de gerar danos graves ao meio ambiente. O petróleo é um recurso natural explorado massivamente e sua utilização está frequentemente ligada a catástrofes ambientais. O tema "Petróleo" compreende um interessante ponto de partida para a alfabetização cientí­fica utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas, visto que, pode ser aplicado de forma multidisciplinar. Sendo assim, o presente trabalho propõe a aplicação de uma sequência didática multidisciplinar e lúdica adaptada à questão do petróleo, seus impactos ambientais e para a saúde.  A proposta é resultado de discussões estimuladas durante a disciplina Didática Especial, ofertada pelos cursos de pós-graduação do Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia. Para isso, foi desenvolvida uma atividade composta por cinco etapas, que incluem questionário avaliativo, experimento cientí­fico, jogo interativo (PetroQuiz), atividade investigativa e avaliação final para análise dos conhecimentos construí­dos. Espera-se que a sequência didática concebida neste trabalho favoreça discussões interativas baseadas em investigação sobre Meio Ambiente e Saúde no Ensino Básico, utilizando ferramentas e estratégias de baixo custo e fácil execução.

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Publicado

2020-12-02