Sequência didática para ensino de meio ambiente e saúde: o petróleo como objeto de estudo no ensino básico
Keywords:
desastres ambientais, ensino fundamental, aprendizagem baseada em problemas, ensino médio, metodologias ativas, petróleoAbstract
Sensibilizar crianças e adolescentes í s questões relacionadas ao Meio Ambiente e Saúde no século XXI constitui uma tarefa essencial no âmbito escolar, dado que os impactos gerados pela exploração intensiva dos recursos naturais afetam diretamente a saúde humana, além de gerar danos graves ao meio ambiente. O petróleo é um recurso natural explorado massivamente e sua utilização está frequentemente ligada a catástrofes ambientais. O tema "Petróleo" compreende um interessante ponto de partida para a alfabetização científica utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas, visto que, pode ser aplicado de forma multidisciplinar. Sendo assim, o presente trabalho propõe a aplicação de uma sequência didática multidisciplinar e lúdica adaptada à questão do petróleo, seus impactos ambientais e para a saúde. A proposta é resultado de discussões estimuladas durante a disciplina Didática Especial, ofertada pelos cursos de pós-graduação do Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz Bahia. Para isso, foi desenvolvida uma atividade composta por cinco etapas, que incluem questionário avaliativo, experimento científico, jogo interativo (PetroQuiz), atividade investigativa e avaliação final para análise dos conhecimentos construídos. Espera-se que a sequência didática concebida neste trabalho favoreça discussões interativas baseadas em investigação sobre Meio Ambiente e Saúde no Ensino Básico, utilizando ferramentas e estratégias de baixo custo e fácil execução.
References
Mattar J, Aguiar APS. Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas, problematização e método do caso. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) [Internet] 2018 [acesso em 2020 jun 15]; 11(3): 404 - 415. Disponível em: [https://core.ac.uk/reader/277418328]
Devincenzi S, Toledo F, Kwecko V, Casarin J, Botelho S. O uso de tecnologias persuasivas para potencializar o processo de aprendizagem baseado em problemas. Revista Espacios [Internet] 2017 [acesso em 2020 jun 17]; 38 (60): 13p. Disponível em: [http://www.revistaespacios.com/a17v38n60/a17v38n60p13.pdf]
Coelho FES. Primeiros Passos na Aprendizagem Baseada em Problemas In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E; 2016 mai 23 - 25; Natal, Brasil. UFRN; 2016.
Viecheneski JP, Carletto MR. Iniciação í alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências [Internet].2013 [acesso em 2020 fev 4]; 18(3): 525-543. Disponível em: [https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76]
Sasseron LH, Carvalho ANP. Ensino por CTSA: almejando alfabetização científica no ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências [Internet]. 2008 [acesso em 2020 fev 4]; 13(3): 333-352. Disponível em: [https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263]
Duré RC, Andrade MJD, Abílio, FJP. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano?. Experiências em Ensino de Ciências [Internet]. 2018 [acesso em 2020 fev 4]; 13(1): 259-272. Disponível em: [http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf]
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:MEC/SEF, 1997. 136p.
Regueira JLLF, Silva BH, Amaral EMR. Uma Proposta Metodológica de Ensino-aprendizagem baseada na Abordagem CTS para Hidrocarbonetos e Ésteres no ensino médio: Petróleo x Biocombustíveis. In: Anais da XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão– JEPEX; 2013 dez 09-13; Recife, Brasil. UFRPE; 2013.
Ferreira JF, Cruz IML, Fônseca LLSA, Barros LLF, Santos JCO. Utilização de sequência didática no ensino de química:o petróleo numa abordagem CTSA. In: Anais do IV Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciências –CONAPESC; 2019 ago 22-24; Campina Grande, Brasil. Centro Multidisciplinar de Ensino e Pesquisa – CEMEP, Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.
SANTOS RJ, FIELD"™S KAP, BENITE AMC. Proposição de Uma Estratégia de Contextualização na Aula de Química: O Petróleo do Pré-sal como Temática. In Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ); 2010 jul 21-24; Brasília, DF, Brasil. Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ), Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB), 2010.
Araújo NRS, Bueno EAS, Almeida FAS,Borsato D. O petróleo e sua destilação: uma abordagem experimental no Ensino Médio utilizando mapas conceituais. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas [Internet]. 2006[acesso em 2020 fev 5]; 27(1): 57-62. Disponível em: [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semexatas/article/view/1865/1570]
Heiderscheidt D, Pereira J, Burghardt JE, Silva LA, Oliveira SC. Conceitos aplicados í poluição do solo decorrente do derrame de petróleo e seus derivados. Revista Maiêutica [Internet]. 2016 [acesso em 2020 fev 5]; 4(1): 7-14. Disponível em: [https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GAM_EaD/article/view/1533/669]
Mariano JB. Impactos ambientais do refino de petróleo [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.
Ribeiro H. Impactos de exploração do petróleo na saúde humana. Rev. USP [Internet]. 2012 [acesso em 2020 15 jan 2020]; (95):61-71. Disponível em: [http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52239]
Araújo ME, Ramalho CWN, Melo PW. Pescadores artesanais, consumidores e meio ambiente: consequências imediatas do vazamento de petróleo no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2020 [acesso em 2020 mar 2]; 36 (1): e00230319. Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2020000100301&lng=pt]
Amorim G. Sete toneladas de óleo são retiradas de Itacimirim sete meses após manchas no litoral. Correio [Internet] 2020 mar 3 [acessado em 2020 mar 12]. Disponível em: [https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sete-toneladas-de-oleo-sao-retiradas-de-itacimirim-sete-meses-apos-manchas-no-litoral/]
Madeiro C. Óleo invisível deixa manchas em banhistas que frequentam praias no Nordeste. Uol [Internet] 2020 jan 15 [acessado em 2020 mar 12]. Disponível em [https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/01/15/oleo-praia-banhistas-nordeste.htm]
Manzano F. Petróleo tem benzeno, tolueno e xileno que trazem riscos graves í saúde, diz especialista. Portal G1 [Internet] 2019 out 24 [acessado em 2020 mar 4]. Disponível em: [https://g1.globo.com/natureza/desastre-ambiental-petroleo-praias/noticia/2019/10/24/petroleo-tem-benzeno-tolueno-e-xileno-que-trazem-riscos-graves-a-saude-diz-especialista.ghtml]
Monteiro JS, Silva DP. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa [Internet]. 2015 [acesso em 2020 mar 03]; 19 (3): 19-28. Disponível em: [https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/14315/pdf]
Araújo MST, Abibi MLVS. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física [Internet]. 2003[acesso em 2020 fev 27]; 25(2): 176-194. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf]
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).