ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO – REVISÃO E CARACTERÍSTICAS DE TRABALHOS PUBLICADOS
Palabras clave:
Palavras-chave, Ensino por investigação, Aspectos do ensino de ciências por investigação, Domínio conceitual, epistêmico e social.Resumen
Neste relato apresentamos o resultado de um levantamento realizado em diferentes publicações, a fim de identificar características do ensino por investigação presentes nos textos dos trabalhos analisados. O banco de dados consultado para localização dos artigos foi da Web of Science. A busca localizou cinquenta e três artigos, sendo que quatorze abordavam a aprendizagem por investigação no ensino de ciências em seus resumos. No levantamento, identificamos uma ampla gama de características, que agrupamos em categorias elaboradas a partir dos três domínios apresentados por Duschl (2003). O levantamento permitiu elencar características do ensino por investigação em aulas de ciências e apontou questões a serem aprofundadas no desenvolvimento da pesquisa.Citas
ANDERSON, R. D. Inquiry as an organizing theme for science curricula. In: AKERSON, S.K; LEDERMAN, N. G. (Ed.). Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. cap. 27, p. 807–830.
AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Benchmarks for Science literacy. New York: Oxford University Press, 1993.
BABACI-WILHITE, Z. A rights-based approach to science literacy using local languages: Contextualising inquiry-based learning in Africa. International Review of Education, Hamburgo, v. 63, n. 3, p. 381-401, Jun 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1007/s11159-017-9644-3>. Acesso em: 27 dez. 2017.
DEBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 37, n. 6, p. 582-601, Aug. 2000. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/1098-2736(200008)37:6%3C582::AID-TEA5%3E3.0.CO;2-L/pdf > Acesso em: 05 jan. 2018.
DURAN, M.; DOKME, I. The effect of the inquiry-based learning approach on student's critical-thinking skills. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, [S.L.], v. 12, n. 12, p. 2887-2908, Dec. 2016. Disponível em: < http://www.iserjournals.com/journals/eurasia/articles/10.12973/eurasia.2016.02311a>. Acesso em: 27 dez. 2017.
DUSCHL, R. A. Assessment of inquiry. In: J. M. ATKIN; J. E. COFFEY (Ed.). Everyday assessment in the science classroom. Washington, DC: National Science Teachers Association Press, 2003. cap. 4, p. 41–59.
EUROPEAN COMMISSION. Science Education for Responsible Citizenship. Brussels: European Commission, 2015. Disponível em: < http://ec.europa.eu/research/swafs/pdf/pub_science_education/KI-NA-26-893-EN-N.pdf > Acesso em: 05 jan. 2018.
GOODRUM, D. ; RENNIE, L.J.; HACKLING, M.W. The status and quality of teaching and learning of science in Australian schools: a research report. Canberra: Department of Education, Training and Youth Affairs, 2001.
HONG, J. C. et al. An Exploration of Students' Science Learning Interest Related to Their Cognitive Anxiety, Cognitive Load, Self-Confidence and Learning Progress Using Inquiry-Based Learning With an iPad. Research in Science Education, [S.L.], v. 47, n. 6, p. 1193-1212, Dec. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11165-016-9541-y>. Acesso em: 27 dez. 2017.
HSIAO, H. S. et al. A five-stage Prediction-observation-explanation inquiry-based learning model to improve students' learning performance in science courses. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, [S.L.], v. 13, n. 7, p. 3393-3416, Jul. 2017. Disponível em: < http://www.ejmste.com/A-Five-Stage-Prediction-Observation-Explanation-Inquiry-Based-Learning-Model-to-Improve-Students-Learning-Performance-in-Science-Courses,70802,0,2.html >. Acesso em: 27 dez. 2017.
HSU, Y. S.; LAI, T. L.; HSU, W. H. A Design Model of Distributed Scaffolding for Inquiry-Based Learning. Research in Science Education, Netherlands, v. 45, n. 2, p. 241-273, Apr. 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1007/s11165-014-9421-2 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
KANG, J.; KEINONEN, T. The effect of inquiry-based learning experiences on adolescents' science-related career aspiration in the Finnish context. International Journal of Science Education, London, v. 39, n. 12, p. 1669-1689, Jul. 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1350790 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
LEVY, B. L. M. et al. Examining Studies of Inquiry-Based Learning in Three Fields of Education: Sparking Generative Conversation. Journal of Teacher Education, Washington, v. 64, n. 5, p. 387-408, Nov. 2013. Disponível em: < http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0022487113496430 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
LOFGREN, R. et al. Exploratory talk in science education: inquiry-based learning and communicative approach in primary school. Journal of Baltic Science Education, [S.L.], v. 12, n. 4, p. 482-496, 2013. Disponível em: < http://www.scientiasocialis.lt/jbse/files/pdf/vol12/482-496.Lofgren_JBSE_Vol.12-4.pdf >. Acesso em: 27 dez. 2017.
MANSOUR, N. Science Teachers' Views and Stereotypes of Religion, Scientists and Scientific Research: A call for scientist-science teacher partnerships to promote inquiry-based learning. International Journal of Science Education, London, v. 37, n. 11, p. 1767-1794, Jul. 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/09500693.2015.1049575>. Acesso em: 27 dez. 2017.
MARIAN, H.; JACKSON, C. Inquiry-based learning: a framework for assessing science in the early years. Early Child Development and Care, London, v. 187, n. 2, p. 221-232, Feb. 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/03004430.2016.1237563 >. Acesso em: 28 dez. 2017.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC). A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC: National Academy Press, 2012. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/13165/a-framework-for-k-12-science-educationpractices-crosscutting-concepts>. Acesso em: 04 jan. 2018.
_______. Inquiry and the national science education standards. Washington, DC: National Academy Press, 2000. Disponível em: <https://www.nap.edu/catalog/9596/inquiry-and-the-national-science-education-standards-a-guide-for >. Acesso em: 04 jan. 2018.
_______. National science education standards. Washington, DC: National Academy Press, 1996. Disponível em: < https://www.nap.edu/catalog/4962/national-science-education-standards >. Acesso em: 05 jan. 2018.
PEDASTE, M. et al. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, New York, v. 14, p. 47-61, Feb. 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
RAMNARAIN, U. D. Teachers' perceptions of inquiry-based learning in urban, suburban, township and rural high schools: The context-specificity of science curriculum implementation in South Africa. Teaching and Teacher Education, New York, v. 38, p. 65-75, Feb. 2014. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.tate.2013.11.003 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
ROMERO-ARIZA, M. Inquiry-Based Learning: is there enough evidence of its benefits in science education? Revista Eureka Sobre Ensenanza Y Divulgacion De Las Ciencias, Espanha, v. 14, n. 2, p. 286-299, Apr. 2017. Disponível em: < http://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3335/3088 >. Acesso em: 27 dez. 2017.
SEVER, D.; GUVEN, M. Effect of Inquiry-based Learning Approach on Student Resistance in a Science and Technology Course. Kuram Ve Uygulamada Egitim Bilimleri, Turkey, v. 14, n. 4, p. 1601-1605, 2014. Disponível em: < https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1045037.pdf >. Acesso em: 27 dez. 2017.
TSENG, C.H.; TUAN, H.L.; CHIN, C.C. How to Help Teachers Develop Inquiry Teaching: Perspectives from experienced science teachers. Research in Science Education, [S.L.], v. 43, n. 2, p. 809-825, Apr 2013. Disponível em: < https://doi.org/10.1007/s11165-012-9292-3 >. Acesso em: 05 jan. 2018.
ZION, M.; MENDELOVICI, R. Moving from structured to open inquiry: Challenges and limits. Science Education International, vol. 23, n. 4, p. 383-399, Dec. 2012. Disponível em: < http://www.icaseonline.net/sei/december2012/p6.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).