AVALIAÇÕES DO DNA E DO METABÓLITO SECUNDÁRIO PRODUZIDO PELO FUNGO TRICHODERMA REESEI NAS FASES DE CRESCIMENTO
Palabras clave:
Trichoderma reesei, DNA, metabólito secundário, extração, crescimento.Resumen
O gênero Trichoderma desperta grande interesse na área agrícola e na medicina por produzir compostos bioativos aplicados na indústria. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de metabólitos secundários nas fases de crescimento do Trichoderma reesei, a atividade antimicrobiana e avaliar a extração de DNA in house de T. reesei, através do protocolo de Salting out. Foi realizada uma cultura com 105 esporos em meio Sabouraud, monitorado por 7 dias. Para o processo da produção de metabólitos, o metabólito secundário foi avaliado no espectrofotômetro entre os comprimentos de onda de 200nm a 600nm e a função antimicrobiana foi avaliada por teste de ágar difusão. A síntese do metabólito secundário foi avaliada pela produção de um exsudato amarelo. Os antibiogramas apresentaram halo de inibição nos tratamentos 30ºC e 37°C+COâ‚‚ para Proteus spp. e o tratamento 37ºC para S. saprophyticcus, S. epidermidis, Salmonella spp. O tratamento TA não apresentou halo de inibição para as bactérias testadas. Os resultados denotaram a obtenção de DNAg de boa qualidade nos tratamentos T1, T2, T3 e T4, apresentando boa integridade, concentração e alta pureza. Os tratamentos T5, T6 e T7, que utilizaram esporos para extração, não apresentaram resultados satisfatórios.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).