ATUALIZAÇÕES SOBRE O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO DA LITERATURA
Palabras clave:
Sistema Único de Saúde, Programa de Saúde da Família, Fisioterapia, Núcleo de apoio í saúde da família, Núcleo Integral de Reabilitação, Atenção Primaria í Saúde.Resumen
Introdução: Estudos foram realizados no objetivo de esclarecer a inserção e o papel do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família, porém, alguns autores questionam o desconhecimento tanto da população, dos profissionais e gestores sobre este tema, criando um fator que limita a atuação desse profissional na atenção básica. Objetivo: Identificar e caracterizar a atuação da fisioterapia no Programa de Saúde da Família. Método: Trabalho de revisão de literatura com caráter exploratório e descritivo sobre o papel da fisioterapia no Programa de Saúde da Família. Discussão: A inclusão da fisioterapia no PSF ainda é limitada em algumas regiões. Porém, em regiões beneficiadas, a população demonstra grande satisfação quanto aos serviços prestados. O papel da fisioterapia está relacionado não só a reabilitação, mas também a prevenção e promoção da saúde. Considerações finais: Estudos mostram que o fisioterapeuta tem papel relevante na assistência básica à saúde, atuando na prevenção da doença e seus agravos, promoção da saúde, recuperação, reabilitação e melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, é necessário capacitar através de mudanças na formação acadêmica, os futuros profissionais de fisioterapia, de forma com que estes venham a atuar no campo de saúde pública, através de experiências e vivências práticas nos PSF.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).