Análise da eficiência do gel de agar-agar na eletroforese de DNA
Palabras clave:
agar-agar, agarose, eletroforese, DNA, algas, Gracilari.Resumen
Géis de agarose são amplamente utilizados para realização de eletroforese de ácidos nucleicos, tanto para fins didáticos, quanto para fins de investigação científica, análise diagnóstica e pesquisa clínica. O presente trabalho analisou a eficiência do gel de agar-agar para experimentos de corrida eletroforética com amostras de DNA genômico, DNA plasmidial, DNA de PCR e marcador molecular, comparado ao gel de agarose à 1% . Para análise comparativa foi utilizado o procedimento padrão de eletroforese de ácidos nucleicos, utilizando amostras com diferentes fontes de DNAs, nos dois tipos de gel. Evidenciou-se similaridade e correspondência na distancia percorrida do DNA, integridade do DNA e resolução das banda sem alterações na qualidade da imagem. A utilização de gel constituído por Agar-agar mostra-se eficaz em comparação ao gel de agarose comumente utilizado e com menor custo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).