A ludicidade na clínica infantil sob a perspectiva fenomenológico-humanista

Autores/as

  • FABIO SIQUEIRA NEVES FMU
  • Giuliana Maroni Picchetto FMU
  • Barbara Cristina Niero FMU

Palabras clave:

Psicoterapia infantil; Ludicidade; Fenomenologia; Humanismo

Resumen

A ludicidade, na clínica infantil, constitui uma via privilegiada para acessar a experiência vivida da criança, especialmente quando compreendida sob a perspectiva fenomenológica e humanista. O brincar é entendido não apenas como atividade espontânea, mas como forma de expressão existencial que revela modos singulares de perceber, sentir e significar o mundo. Este estudo teórico tem como objetivo discutir o papel do brincar no encontro terapêutico, destacando a importância da presença autêntica, da escuta sensível e da suspensão de julgamentos como fundamentos éticos e clínicos. Para atingir esse objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com delineamento bibliográfico. Alinhado ao humanismo e à fenomenologia, argumenta-se que a ludicidade favorece processos de simbolização, integração emocional, autonomia e construção de sentido, configurando-se como dimensão essencial para uma clínica que reconhece a criança como sujeito em desenvolvimento e em relação.

Biografía del autor/a

  • FABIO SIQUEIRA NEVES, FMU

    -Graduado em Administração de Empresas pela FAPPES (concluído em 2011);

    -Formando em Psicologia pela FMU (dez/2025)

  • Giuliana Maroni Picchetto, FMU

    Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Brasil

  • Barbara Cristina Niero, FMU

    Psicóloga com experiência nas áreas clínica, acadêmica e em saúde coletiva, com atuação voltada à formação de profissionais, ao cuidado em saúde mental e ao fortalecimento de políticas públicas.

    É Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Personalidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Possui pós-graduação em andamento em Análise do Comportamento Aplicada. Na clínica, atua com psicoterapia individual na abordagem analítico-comportamental, em modalidades online e presencial, além de exercer a função de Supervisora Clínica na mesma abordagem.

    Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP), atuando também como professora universitária e supervisora de estágio. É docente na Faculdade Anclivepa (FAGH) e facilitadora na The School Of Life. Tem experiência em docência, pesquisa, organização de eventos científicos e gestão acadêmica.

    Na Saúde Coletiva, atuou na Atenção Primária à Saúde, com ênfase em clínica ampliada, matriciamento e ações intersetoriais.

    Ministra palestras, workshops e cursos de curta duração para escolas, empresas e instituições públicas, abordando temas relacionados à saúde mental, psicologia e educação.

    Mantém interesse em estabelecer conexões, parcerias e projetos que promovam cuidado, transformação e inovação no campo da Psicologia.

Publicado

2025-12-12

Número

Sección

Artigo Teórico