A ludicidade na clínica infantil sob a perspectiva fenomenológico-humanista
Keywords:
Psicoterapia infantil; Ludicidade; Fenomenologia; HumanismoAbstract
A ludicidade, na clínica infantil, constitui uma via privilegiada para acessar a experiência vivida da criança, especialmente quando compreendida sob a perspectiva fenomenológica e humanista. O brincar é entendido não apenas como atividade espontânea, mas como forma de expressão existencial que revela modos singulares de perceber, sentir e significar o mundo. Este estudo teórico tem como objetivo discutir o papel do brincar no encontro terapêutico, destacando a importância da presença autêntica, da escuta sensível e da suspensão de julgamentos como fundamentos éticos e clínicos. Para atingir esse objetivo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com delineamento bibliográfico. Alinhado ao humanismo e à fenomenologia, argumenta-se que a ludicidade favorece processos de simbolização, integração emocional, autonomia e construção de sentido, configurando-se como dimensão essencial para uma clínica que reconhece a criança como sujeito em desenvolvimento e em relação.
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Copyright (c) 2025 FABIO SIQUEIRA NEVES, Guliana Maroni Picchetto, Dra. Barbara Cristina Niero

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