Desenvolvimento de material didático em medicina de abrigos e análise do seu impacto técnico para médicos veterinários e colaboradores atuantes
Resumen
A Medicina de Abrigos é uma área emergente focada no bem-estar e manejo de animais em situação de vulnerabilidade. No Brasil, há escassez de materiais técnicos e educativos em português, dificultando a padronização das práticas nos abrigos. Este estudo teve como objetivo desenvolver um material didático adaptado à realidade brasileira e avaliar sua eficácia como instrumento técnico para médicos-veterinários, gestores e funcionários de abrigos. A metodologia DADI (Definição, Arquitetura, Design e Implementação), usualmente aplicada na criação de websites, foi utilizada na estruturação do material, que contém dez seções e 45 capítulos abordando gestão organizacional, bem-estar animal, programas preventivos e adoção. A efetividade do material foi avaliada por um questionário aplicado seis meses após sua aquisição, com 46 respondentes. Os resultados indicaram que 82,60% classificaram o conteúdo e a estrutura como “excelente” ou “muito bom”; 78,26% avaliaram os recursos visuais dessa forma; e 71,73% consideraram o nível de aprendizado/conhecimento “excelente” ou “muito bom”. No geral, 95,65% acreditam que o material atinge seu objetivo de disseminar conhecimento técnico-científico, e 100% recomendariam o livro. Conclui-se que o material atende às necessidades do público-alvo, contribui para a melhoria das práticas em abrigos no Brasil e deve ser periodicamente atualizado para acompanhar os avanços da área.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lucas Galdioli, Yasmin da Silva Gonçalves da Rocha, Rita de Cassia Maria Garcia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).