Multilinguismo na aquisição da linguagem em crianças surdas
revisão sistemática de literatura
Resumo
Objetivo: Verificar na literatura estudos de aquisição da linguagem por crianças surdas em perspectiva bilíngue. Método: Revisão sistemática nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em português brasileiro, inglês e espanhol, nos últimos 5 anos. Foi aplicada a metodologia PRISMA, utilizando os descritores em dupla associação, para identificação dos estudos elegíveis. Resultados: Dos 1609 estudos iniciais, 7 foram incluídos no estudo, sendo 3 em inglês (42,8%) e 4 em português brasileiro (57,1%), o estudo mais antigo foi do ano de 2020 e o mais recente do ano de 2023. Os estudos apontaram os desafios da criança surda na aquisição da linguagem, a importância da LIBRAS como primeira língua e a falta de conhecimento sobre os benefícios do multilinguismo e aparelhos de apoio. Conclusão: Existe uma variabilidade metodológica no processo de aquisição da linguagem por crianças surdas, com predomínio do oralismo em detrimento da LIBRAS por falta de conhecimento do professor e da família. Existe uma lacuna sobre a reabilitação fonoaudiológica com ênfase em multilinguismo/bilinguismo em crianças surdas, sugerindo necessidade de pesquisas na área.
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Copyright (c) 2025 Alessandra Dunga da Silva Santos, Laura Timóteo Galvão Souza, Márcia da Silva Bernardino, Maria Clara Ferreira Fagundesa, Alana de Souza Paula

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