Multilinguismo na aquisição da linguagem em crianças surdas

revisão sistemática de literatura

Autores

  • Alessandra Dunga da Silva Santos Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Laura Timóteo Galvão Souza Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Márcia da Silva Bernardino Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Maria Clara Ferreira Fagundesa Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Alana de Souza Paula Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumo

Objetivo: Verificar na literatura estudos de aquisição da linguagem por crianças surdas em perspectiva bilíngue. Método: Revisão sistemática nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em português brasileiro, inglês e espanhol, nos últimos 5 anos. Foi aplicada a metodologia PRISMA, utilizando os descritores em dupla associação, para identificação dos estudos elegíveis. Resultados: Dos 1609 estudos iniciais, 7 foram incluídos no estudo, sendo 3 em inglês (42,8%) e 4 em português brasileiro (57,1%), o estudo mais antigo foi do ano de 2020 e o mais recente do ano de 2023. Os estudos apontaram os desafios da criança surda na aquisição da linguagem, a importância da LIBRAS como primeira língua e a falta de conhecimento sobre os benefícios do multilinguismo e aparelhos de apoio. Conclusão: Existe uma variabilidade metodológica no processo de aquisição da linguagem por crianças surdas, com predomínio do oralismo em detrimento da LIBRAS por falta de conhecimento do professor e da família. Existe uma lacuna sobre a reabilitação fonoaudiológica com ênfase em multilinguismo/bilinguismo em crianças surdas, sugerindo necessidade de pesquisas na área.

Publicado

2025-06-06

Edição

Seção

Artigo de Revisão