Frequência de tumor venéreo transmissível extragenital no Brasil
Resumen
O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia exclusiva de cães cuja transmissão principal é por meio do ato sexual. As lesões causadas pela doença manifestam-se principalmente na genitália externa, mas pode também afetar outros locais. No Brasil, a enfermidade já foi diagnosticada em 19 estados e no Distrito Federal. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura sobre TVT de localização extragenital diagnosticado no Brasil. Para isto, foi realizada uma pesquisa em plataformas de busca de artigos acadêmicos utilizando-se expressões relacionadas ao tema. O período de busca compreendeu cinco anos (2018-2023). Foram resgatados 21 artigos contendo casos de TVT exclusivamente extragenital. Observou-se um aumento do número de casos de TVT extragenital ao longo do tempo. Sobre a localização das massas detectou-se que mais da metade dos casos envolveu a região nasal e a pele. Também foram frequentes o TVT ocular e anal/perianal. Sete casos apresentaram massas em dois locais, ambos extragenitais. Em quatro casos foram registradas metástases. Concluiu-se que o TVT exclusivamente extragenital apresentou aumento da frequência ao longo do tempo no Brasil. Tal fato deve servir de alerta para os médicos veterinários que trabalham na área de clínica de cães para que abordem adequadamente massas neoplásicas que se localizam em áreas extragenitais.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lucas Lima da Silva, Adrielly Dissenha, Salviano Tramontin Belettini, André Giarola Boscarato, Mariana Coltro, Maria Eduarda Soares, Cayo César Novais Zanatto, Eloiza de Paula Grande, Lucas Falaschi Marques, Leonardo Matheus Jagelski Rosinad, Ana Maria Quessada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).