ACTIVE LISTENING AS A CONDITION FOR THE EMERGENCE OF EMPATHY IN THE CONTEXT OF HEALTH CARE
Keywords:
active listening, empathy, professional-patient relationshipAbstract
Active listening and empathy are fundamental in the health professional and
patient relationship. Studies show that success or failure in the care process,
with regard to adherence to professional recommendations and clinical
results, patient satisfaction and commitment to treatment, quality of
information collected, honesty in communication, among others, can be
directly related to these skills, which can be developed throughout the
professional training in health. This article, based on the concepts of active
listening and empathy, will address the connection between them and their
importance in the care process.
Downloads
Published
2020-10-07
Issue
Section
Artigo Teórico
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).