Perda auditiva unilateral na infância e seu impacto na linguagem e aprendizagem
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar quais os impactos da perda auditiva unilateral (PAUn) na infância, descritos na literatura especializada, em relação à linguagem e à aprendizagem. Métodos: Revisão da literatura especializada nas bases científicas de dados on-line: BVS, EBSCO, Lilacs, Pubmed e SciElo, entre 2010 e 2022. Resultados: Foram encontradas nove publicações científicas compatíveis com o tema proposto, mostrando PAUn associada a efeitos negativos na linguagem e fala, vocabulário, comunicação, função cognitiva, aprendizagem, alfabetização, habilidades sociais e comportamentais. Conclusão: Crianças com PAUn tem alto risco de atraso no desenvolvimento de fala e linguagem. Dificuldades relacionadas a desempenho fonológico, habilidades sociais, atenção e funções cognitivas também podem ser observadas causando impacto negativo à vida escolar.
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Copyright (c) 2023 Tatiane Gonçalves dos Santos, Rosilene Guimarães de Souza, Taliá Brandão Benício Favela, Luana Costa Mendes, Ana Paula Bruner
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