VIABILIDADE AMBIENTAL E FINANCEIRA EM UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: VALE O INVESTIMENTO?/ Environmental and financial feasibility in a family microenterprise: is the investment worth?

Autores

  • Gustavo Yuho Endo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leonardo de Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Palavras-chave:

Viabilidade Ambiental, Legislação, Empresa Familiar, Retorno sobre Investimento.

Resumo

Este artigo objetivou apresentar os custos de adequação í s exigências da legislação ambiental no licenciamento de uma oficina mecânica familiar no municí­pio de Cascavel, estado do Paraná, atuando na melhoria dos processos de gerenciamento de resí­duos sólidos produzidos pela empresa e analisando se os custos de adequação são viáveis financeira e ambientalmente. O trabalho utilizou o método de estudo de caso intrí­nseco e uma pesquisa de toda legislação que afeta o setor, com posterior verificação das mudanças necessárias à legislação e precificação dessas alterações. Em paralelo foi desenvolvido uma pesquisa da disposição a pagar a mais por produtos/serviços ambientalmente corretos, o que resultou em valores percentuais aplicados à fórmula. Como resultado pode-se verificar que diante dos custos auferidos e fazendo-se o cálculo de viabilidade ambiental e financeira, o empresário obtém um retorno sobre o investimento que se justifica, sendo que além do retorno financeiro, ainda evita as sanções pela não adequação à legislação vigente. Conclui-se, portanto, que além da questão ambiental, no caso em estudo, é também financeiramente viável o investimento nas adequações propostas, mesmo sendo esta uma empresa de pequeno porte e familiar.

Biografia do Autor

Gustavo Yuho Endo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do programa de Pós graduação da UNIOESTE - Mestrado Profissional em Administração. Graduado em Administração.

Leonardo de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do programa de Pós graduação da UNIOESTE - Mestrado Profissional em Administração. Graduado em Administração PUCPR.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2016-08-27

Como Citar

ENDO, G. Y.; CARVALHO, L. de; BERTOLINI, G. R. F. VIABILIDADE AMBIENTAL E FINANCEIRA EM UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: VALE O INVESTIMENTO?/ Environmental and financial feasibility in a family microenterprise: is the investment worth?. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 134–155, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/927. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia