O compliance nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso sobre a Empresa Aduaneira

Autores

  • Silvana Chiaretto Universidade Fumec
  • Carolina Pinheiro Batista Universidade Fumec
  • Gustavo Rodrigues Barbosa Universidade Fumec

Palavras-chave:

Gestão das informações, Compliance, Comércio Exterior.

Resumo

Analisar as práticas de compliance adotadas pela empresa de nome fictí­cio, Aduaneira, que atua no segmento de prestação de serviço e consultoria em comércio exterior, é o objetivo de estudo deste artigo. Sendo o objetivo principal compreender os métodos de compliance adotados pela empresa para segurança das informações de seus clientes. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Por fim, percebe-se um movimento irreversí­vel por mecanismos de controle das informações de clientes, para minimizar ações fraudulentas e riscos dos mais diversos tipos.

Biografia do Autor

Silvana Chiaretto, Universidade Fumec

Professora e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Fumec. Coordenadora da pós-graduação da FACE. Brasil.

Carolina Pinheiro Batista, Universidade Fumec

Professora e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Fumec da Universidade Fumec - Lato sensus

Gustavo Rodrigues Barbosa, Universidade Fumec

Aluno do MBA em Finanças Corporativas e Controladoria

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

CHIARETTO, S.; BATISTA, C. P.; BARBOSA, G. R. O compliance nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso sobre a Empresa Aduaneira. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 102–117, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1556. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS