GERENCIAMENTO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: O PAPEL ESTRATÉGICO DE UM CENTRO DE TRIAGEM EM SÃO PAULO/ Municipal solid waste management of urban: the role of strategic a screening center in São Paulo

Autores

  • Elisandra Marisa Zambra UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paulo Augusto Ramalho Souza UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Irani Aparecida Reinaldo Universidade Municipal de São Caetano do Sul. PPGA Doutorado em Administração
  • Raquel da Silva Pereira USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul - PPGA

Palavras-chave:

Gerenciamento, Resí­duos, Triagem, Integração Local.

Resumo

Os acordos setoriais propostos pela Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos (PNRS) trouxeram muitos desafios para os atores envolvidos no processo de gestão dos Resí­duos Sólidos Urbanos (RSU). Nesse meio, os Centros de Triagem ganharam destaque a partir da publicação da Lei 12305/2010, a PNRS, que determinou a extinção dos lixões a céu aberto e fortaleceu a figura dos catadores e das cooperativas de reciclagem de resí­duos. Desse modo, o presente artigo técnico, visa identificar as caracterí­sticas do processo de Gestão Municipal dos Resí­duos Sólidos Urbanos em um municí­pio do estado de São Paulo. Na coleta de dados primários, optou-se pela pesquisa exploratória com técnicas observação direta e entrevistas (com trabalhadores e gestor do Centro de Triagem). Os dados apontam a necessidade da valorização econômica e social dos agentes de triagem e a necessidade da maior integração dos atores/agentes locais, para que ocorra maior efetividade no tratamento e destinação desses resí­duos.

Palavras-chave: Gerenciamento. Resí­duos. Triagem. Integração Local.

Biografia do Autor

Elisandra Marisa Zambra, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Administração. Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional

Paulo Augusto Ramalho Souza, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Administração; Mestre em Administração

Irani Aparecida Reinaldo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. PPGA Doutorado em Administração

Doutoranda em Administração na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Possui mestrado em Administração pelo Centro Universitário ílvares Penteado (2002) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (1998). Tem experiência como coordenadora e professora, desde o ano 2000, na área de Administração Geral e Gestão de Pessoas.

Temas de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento Regional, Polí­ticas Públicas e Gestão da Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2016-08-27

Como Citar

ZAMBRA, E. M.; SOUZA, P. A. R.; REINALDO, I. A.; PEREIRA, R. da S. GERENCIAMENTO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: O PAPEL ESTRATÉGICO DE UM CENTRO DE TRIAGEM EM SÃO PAULO/ Municipal solid waste management of urban: the role of strategic a screening center in São Paulo. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 97–112, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/858. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia