Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet
Palavras-chave:
Consumo, Alimentos orgânicos, Valores pessoais, Expressão do self.Resumo
Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í  Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í  mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo.Â
Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.Downloads
Publicado
2016-04-25
Como Citar
DIAS, V. da V.; DE MENEZES, U. G.; ALLEGRETTI, G.; DE SOUZA, D. B. Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 59–80, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Administração, Contabilidade e Economia
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).