Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet

Autores

  • Valéria da Veiga Dias Doutoranda em Agronegócio - UFRGS Bolsista CNPQ
  • Uiara Gonçalves de Menezes Doutoranda em Administração- UFRGS
  • Gabriela Allegretti Doutoranda em Agronegócio - UFRGS Mestre em Agronegócio - UFRGS Bolsista CNPq
  • Dércio Bernardes de Souza Doutorando em Agronegócio - UFRGS

Palavras-chave:

Consumo, Alimentos orgânicos, Valores pessoais, Expressão do self.

Resumo

Crenças estáveis afetam a necessidade de autoexpressão na internet? Quando essas crenças estão associadas a escolhas diferenciadas de consumo, como a preferência por alimentos orgânicos, existe relação com a "expressão de self"? O presente estudo se destinou a analisar se crenças estáveis como os valores pessoais se relacionam com a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e com a motivação para a expressão do self na internet. Para tanto realizou-se uma survey online com 155 respondentes. Os valores pessoais foram mensurados com a escala Portrait Values Questionary - PVQ (21 itens) de Schwartz, a motivação para autoexpressão foi mensurada com a Consumption-focused self expression word of mouth (CSWOM), e a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos utilizou a escala de Hoppe. Dois pressupostos de pesquisa foram criados para guiar o estudo: quanto mais valores associados í Â Autopromoção maior a motivação para realizar boca a boca na internet e menor atitude positiva para alimentos orgânicos; e quanto mais valores associados à Autotranscendência e Abertura í Â mudança, mais positiva atitude relacionada ao consumo de alimentos orgânicos. Os resultados encontrados indicam que existe relação entre valores e atitudes para consumo de alimentos orgânicos (ACO), bem como para motivação para expressão do self na internet; não foi encontrada correlação entre CSWOM e ACO; há forte correlação entre valores de Conservadorismo e motivação para exposição do self; e existe relação entre ACO e o grupo de valores de Autotranscendência. Outros achados foram destacados no decorrer do artigo.

 

Palavras-chave: Consumo; Alimentos orgânicos; Valores pessoais; Expressão do self.

Biografia do Autor

Valéria da Veiga Dias, Doutoranda em Agronegócio - UFRGS Bolsista CNPQ

Doutoranda em Agronegócio - UFRGS

Mestre em Administração - UFSM

Docente ( FAPAS e UCE)

Bolsista CNPQ

Coordenadora do Grupo de Mercado e consumo do NEA-UFRGS

Pesquisadora nas áreas: Marketing, comportamento do consumidor; sustentabilidade, consumo de base agroecológica.

Uiara Gonçalves de Menezes, Doutoranda em Administração- UFRGS

Doutoranda em Administração- UFRGS

Mestre em Administração - UFSM

Gabriela Allegretti, Doutoranda em Agronegócio - UFRGS Mestre em Agronegócio - UFRGS Bolsista CNPq

Doutoranda em Agronegócio - UFRGS

Mestre em Agronegócio - UFRGS

MBA - Gestão estratégia do Agronegócio (FGV)

Pesquisadora nas áreas: Desenvolvimento sustentável nas cadeias produtivas, Gestão ambiental

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

DIAS, V. da V.; DE MENEZES, U. G.; ALLEGRETTI, G.; DE SOUZA, D. B. Eu virtual e eu real: consumo de alimentos e autoexpressão na internet / Virtual and real sef: food consumption and self expression on the internet. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 59–80, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/656. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia