Mapeamento de stakeholders sob a perspectiva da sustentabilidade: uma desk research com organizações gaúchas/ Mapping stakeholders from the sustainability perspective: a desk research with organizations in Rio Grande do Sul - Brazil

Autores

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS
  • Elaine Melo Oliveira UFRGS
  • Luis Felipe M. Nascimento UFRGS

Resumo

A sustentabilidade tem recebido destaque nas discussões empresariais a partir do conceito do Triple Bottom Line (social, ambiental e econômico). Com esta perspectiva e a necessidade de compreender os envolvidos (em projetos ou na cadeia de suprimentos, por exemplo) para que seja possí­vel a inserção desta temática entre as formas de gestão, o objetivo do estudo é mapear os stakeholders envolvidos com sustentabilidade em relação à cadeia de suprimentos de duas organizações, Mercur S/A e Ecocitrus. O método baseou-se na pesquisa documental, com a finalidade de buscar os atores mais representativos para as organizações selecionadas. A partir da grande quantidade de interações, o levantamento demonstrou que as organizações possuem boas relações voltadas para sua atuação no mercado, as quais em sua maioria foram analisadas a partir da ótica da sustentabilidade. Dentre os resultados, pode-se ratificar que a integração entre os elos torna facilitada a disseminação e prática da sustentabilidade entre os atores de cada cadeia de suprimentos. Com isso, o mapeamento nas duas organizações focais fornece uma importante base para que estudos posteriores possam ser elaborados, por suas contribuições à adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos.

Palavras-Chave: Cadeia de suprimentos; Stakeholders; Sustentabilidade; Mercur; Ecocitrus.

 

Biografia do Autor

Minelle Enéas da Silva, UFRGS

Doutorando em Administração pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFRGS.

Elaine Melo Oliveira, UFRGS

Graduanda em Biologia pela UFRGS.

Luis Felipe M. Nascimento, UFRGS

Professor no PPGA/EA/UFRGS

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

SILVA, M. E. da; OLIVEIRA, E. M.; NASCIMENTO, L. F. M. Mapeamento de stakeholders sob a perspectiva da sustentabilidade: uma desk research com organizações gaúchas/ Mapping stakeholders from the sustainability perspective: a desk research with organizations in Rio Grande do Sul - Brazil. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 60–77, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/497. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia