Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil

Autores

  • Minelle Enéas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Comportamento Socioambiental, Stakeholders.

Resumo

Sob a atual dinâmica mercadológica, cada vez mais se exige uma mudança no comportamento das empresas direcionado para questões socioambientais. Com isso, considerando o emergir do novo paradigma de consumo, o objetivo do artigo é identificar como o comportamento socioambiental do Walmart Brasil pode estimular a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados. Com abordagem qualitativa e sob a forma de um estudo de caso, a pesquisa identificou que ao assumir um novo comportamento com a adoção de práticas responsáveis, há um estí­mulo para o consumo sustentável no varejo estudado, que para ser efetivado necessita de outras interações sociais.

Biografia do Autor

Minelle Enéas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

SILVA, M. E. da. Estimulando o consumo sustentável por meio do comportamento socioambiental empresarial: um estudo no Walmart Brasil / Stimulating sustainable consumption through social and environmental business behavior: an study in Walmart Brazil. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 24–45, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/190. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia