Algoritmo para cálculo de eficiência térmica em caldeiras.
Palavras-chave:
eficiência energética, caldeiras, diagnóstico energético, simulação.Resumo
Atualmente, no Brasil, 78,4% da oferta de energia interna baseia-se em fontes renováveis e não renováveis, oriundas de processos térmicos. Evitar desperdícios é determinante para equalizar a geração e a demanda de energia no país. Nos meios industriais, uma temática dominante é a eficiência energética, que causa impacto vigoroso na produtividade, consequentemente na competitividade. Considerando que as maiores demandas por energia final em indústrias são por calor de processo e aquecimento direto, a análise de rendimento em caldeiras é basilar para a mitigação de eventuais perdas. Destarte, este estudo consiste no desenvolvimento de uma ferramenta viável para diagnósticos energéticos, recorrendo a um algoritmo baseado na adequação de metodologias de cálculo teóricas aos dados práticos utilizando o software disponível, E.E.S.(Engineering Equation Solver), calibrando-o com dados de fabricantes e demostrando pequena margem de erro em relação ao rendimento informado, com a confiabilidade e funcionalidade requeridas.
Referências
Aguiar. W. Eficiência energética de um gerador de vapor através do método indireto. Acta Iguazu, Cascavel, v.3, n.4, p. 124-144, 2014
Aherm, J.E. The exergy method of energy systems analysis. New York: Joahn Wiley & Sons, 1980.
Araújo, P.A. & Oliveira, S., Jr (2008) Análise exérgetica e termoeconômica da planta de utilidades de uma refinaria de petróleo. Disponível em< http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2008/Artigos/Art_TCC_039_2008.pdf >
Balestieri, J.A.P. & Nogueira, L.A.H. & Nebra, S.A. & Oliveira, S., Jr & Gallo, W.L.R. (1999). Metodologias para análise de sistemas energéticos. Anais do XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica.
Bazzo, E. Geração de vapor. Santa Catarina: Editora da UFSC, 1992
Bizzo, Walter A. GERAÇíO, DISTRIBUIÇíO E UTILIZAÇíO DE VAPOR. Notas de aula: Faculdade de Engenharia Mecânica- Unicamp, 2003
Centrais Elétricas Brasileiras, FUPAI/EFFICIENTIA. Eficiência Energética no Uso de Vapor. Rio de Janeiro: Eletrobrás, 2005.
Cycle-Tempo Manual – Reference guide. Asimptote, 2020. Disponível em <http://www.asimptote.nl/software/cycle-tempo/cycle-tempo-documentation/>
Deutsches Institut Für Normung E.V. DIN 1994-02: Acceptance testing of steam generators. Berlin, 1996 (updated version of the DIN 1942).
Ehrlich, Pierre Jacques. Pesquisa operacional: curso introdutório. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1985
Empresa de Pesquisa Energética (Brasil). Balanço Energético Nacional 2019: Ano base 2018. Rio de Janeiro: EPE, 2019.
Fabres, F. R., & Taffner, M. A.(2009) Análise exergética do sistema de produção de vapor e aquecimento de água do restaurante universitário da UFES e proposta de melhoria utilizando aquecimento solar. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.
Guia Referencial Para Medição de Desempenho e Manual Para Construção de Indicadores. Brasília, 2009. Disponível em <http://www.gespublica.gov.br/content/guia-referencial-para-medi%C3%A7%C3%A3o-de-desempenho-e-manual-para-constru%C3%A7%C3%A3o-de-indicadores>. Acessado em 11/09/2019.
Jamel, M.S. & Abd Rahman, A & Shamsuddin, A.H. (2013). Simulation of existing gas-fuelled conventional steam power plant using Cycle Tempo. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. 16. 2005-. 10.1088/1755-1315/16/1/012005.
Maziero, V. F. Desenvolvimento e teste de um programa computacional para simulação de plantas térmicas e de potência. 2012 136 f. Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual Paulista.
Petrobras, (2019). Óleo Combustível- Informações Técnicas. Disponível em<http://sites.petrobras.com.br/minisite/assistenciatecnica/public/downloads/manual-tecnico-oleo-combustivel-assistencia-tecnica-petrobras.pdf >
Santana, E. L. P.(2015) Estudo comparativo de desempenho e emissões para veículo multicombustível no Brasil. 2015. 126 p. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica, Salvador, Bahia, Brasil.
Senger, R. Análise do rendimento térmico de uma caldeira mista alimentada com lenha em toras. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em engenharia mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015.
Silva, A. M. et al. Utilização do software ees no auxílio ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e de projetos de p&d. In: Congresso brasileiro de ensino de engenharia, 2009, Recife. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
Silva, J. O. M. (2008). Tratamento químico de água de caldeiras. 74p., 2008. Disponível em < https://www.crq4.org.br/sms/files/file/mini_caldeiras_2008.pdf>.
Silva, R. F.(2009) Análises energética e exergética de uma micro central de cogeração inserida em uma planta de carbonização de madeira reflorestada. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Suresh, M.V.J.J. & Reddy, K.S. & Kolar, A.K. (2012). Thermodynamic analysis of a coal-fired power plant repowered with pressurized pulverized coal combustion. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part A: Journal of Power and Energy. 226. 5-16. 10.1177/0957650911418421.
Vergnhanini Filho, R. Metodologia simplificada de cálculo do rendimento térmico de caldeiras. Revista IPT | Tecnologia e Inovação v.2, n.7, abr., 2018
Vlassov, D. Fundamentos da combustão. Programa Brasileiro de Formação em Motores e Combustíveis. Paraná/PR, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).