ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO E BENEFÍCIOS NA INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES

Autores

  • Elisiane Salzer UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANí
  • Sandra Mara Stocker Lago UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANí
  • Elza Hofer UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANí

Palavras-chave:

Biodigestor, sustentabilidade, viabilidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi selecionar um portfólio bibliográfico de teses, dissertações e artigos cientí­ficos brasileiros tratando da viabilidade econômico-financeira e benefí­cios da utilização dos biodigestores. Para tanto, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES), e periódicos classificados nos estratos de A1 a B3 do sistema Qualis Periódicos da plataforma sucupira da CAPES, vinculados à área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A busca resultou em 18 teses/dissertações e 10 artigos, publicados de 2007 a 2017. Os trabalhos analisados identificaram que a implantação do biodigestor é viável, trazendo inúmeros benefí­cios seguindo o tripé da sustentabilidade, com benefí­cios econômicos, sociais e ambientais, destacando a importância de projetos do setor público para a disseminação da sua implantação.

Referências

Albuquerque, José de Lima (org). (2009). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas.

Azevedo, S., Cudney, E. A., Grilo, A., Carvalho, H., & Cruz-Machado, V. (2012). The influence of eco-innovation supply chain practices on business eco-efficiency. Disponí­vel em: <http://mpra.ub.uni-muenchen.de/42704/.>. Acesso em: 10 fev. 2018.

Barichello, R. (2010). O uso de Biodigestores em Pequenas e Médias Propriedades Rurais com ênfase na agregação de valor: Um estudo de caso da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, 2010. 139f (Doctoral dissertation, Dissertação (Conclusão curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Maria).

Bezerra, G. P. F. (2016). Avaliação de diferentes modelos de biodigestores para tratamento de resí­duos sólidos urbanos gerados no Restaurante Universitário da UFPB. Dissertação de Mestrado - UFPB.

Bonfante, Talí­a Manceira. Análise da viabilidade econômica de projetos que visam í instalação de biodigestores para o tratamento de resí­duos da suinocultura sob as ópticas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e da geração de energia. Ribeirão Preto, 2010. 175 p.: il.; 30cm. Dissertação de Mestrado USP.

Brondani, J. (2010). Biodigestores e biogás: balanço energético, possibilidades de utilização e mitigação do efeito estufa. 2010. 118f. Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Cervi, R. (2009). Avaliação econômica do aproveitamento do biogás e biofertilizante produzido por biodigestão anaeróbia: estudo de Caso em Unidade biointegrada. Botucatu/SP. 2009. 57 f (Doctoral dissertation, Dissertação Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu).

Cirino, J. F., Ferreira, M. A. M., & de Faria, L. V P. (2017). Viabilidade econômica sob condições de risco da implantação de biodigestor para a geração de energia elétrica a partir da suinocultura: estudo de caso para um sí­tio em Minas Gerais. Custos e @gronegócio on line, V 13, Edição Especial.

Christo, G. L. D. (2016). Biomassa de resí­duos de hortifruticultura em Colombo-PR e prospecção preliminar para geração de biogás. Dissertação de Mestrado - UFPR.

Damaceno, F. M., Halmeman, M. C. R., Gonçalves, M. S., & da Silva Medeiros, F. V. (2017). Aproveitamento agronômico e energético de dejeções suiní­colas: estudo de caso com análise econômico-financeira. Revista Agro@ mbiente on-line-line, 11(2), 174-180.

Da Silva, A. R., & Cirani, C. B. S. (2016). Viabilidade econômica e benefí­cios ambientais de tecnologia aplicada a biodigestores em empresas processadoras de mandioca do Paraná. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 9(3), 22-53.

Da Silva, A. R., Cirani, C. B. S., & Serra, F. A. R. (2016). Desempenho Econômico e Ambiental: Práticas de Ecoinovação em Biodigestores em Empresas Processadoras de Mandioca. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, 5(3), 72-86.

Da Silva, E. G. (2013). Potencial experimental de produção de biogás em equipamento de pequena escala com utilização de esterco bovino. Dissertação de Mestrado FUFRO.

Da Silva, F. P. D. (2015). Possibilidade de autonomia e soberania energética através da biodigestão anaeróbica em assentamento da reforma agrária: estudo de caso no projeto de assentamento Pequeno Willian-DF. Dissertação de Mestrado - Universidade de Brasí­lia - DF.

Da Silva, P. C., & do Amaral, A. A. (2013). Tratamento de dejetos suí­nos com biorreator UASB. Revista verde de agroecologia e desenvolvimento sustentável, 8(5), 141-147.

De Abreu, Y. V., Gomes, M. C. G., & Nascimento, H. R. (2014). Utilização de Resí­duos Agrí­colas para a produção de energia e fertilizante: o projeto de implantação de biodigestores no Tocantins. In: 52° Congresso da Sociedade Brasilira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Goiânia – GO. Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, v. V. p. 1-13.

De Jesus, J. S., Cirani, C. B. S. (2016). Inovação de processo: relações sociais de uma fecularia e suas associações com o uso de biodigestor no processo produtivo. In: XL EnAnpad, 2016, Costa do Sauí­pe. XL Encontro da ANPAD - EnANPAD 2016, 2016. p. 1-16.

Dias, M. I. A. (2012). Estudo da viabilidade econômica da implantação de biodigestor modelo indiano em granja de suí­nos de pequeno porte. 74 f. il. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias, área de concentração em Agroecologia) Universidade Federal de Minas Gerais. ICA/UFMG, 2012.

Dias, C. P., Leitao, F. O., Coser, F. & Da Silva, W. H. (2016). A suinocultura brasileira e seu potencial de geração de energia elétrica através do tratamento dos dejetos suí­nos. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016, Maceió / AL / Brasil. Anais do 54º SOBER, 2016. p. 1-11.

Do Nascimento, R. C., & Rodrigues, G. S. D. S. C. (2012). Impactos ambientais da suinocultura no municí­pio de Uberlândia (MG): possibilidades de sua mitigação por meio do uso de biodigestores. Caminhos de Geografia, 13(43).

Garcia Júnior, L. C., Pires, M. V., & da Cunha, D. A. (2015). Biodigestores para a mitigação das emissões de gases efeito estufa pela bovinocultura na região sudeste, Brasil. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa / PB / Brasil. Anais do 53º SOBER.

Gelinski Neto, F., Gelinski Júnior, E., & Rogoski, N. R. (2017). Biodigestores na suinocultura catarinense: relato de experiências de implantação. In: 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017, Santa Maria – RS. Anais do 55o. CONGRESSO DA SOBER, 2017. v. 1.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° Edição. São Paulo: Atlas.

Grzebieluckas, C., Medeiros, V. A. S., & De Lima, A. de F. A. (2014). Análise de Viabilidade Econômica da Implantação de um Biodigestor em um Frigorí­fico Bovino em Mato Grosso. In: 52° Congresso da Sociedade Brasilira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Goiânia – GO. Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, 978-85-98571-12.6.

Gusmão, M. M. F., & de Campos, C. (2008). Produção de biogás em diferentes sistemas de criação de suí­nos em Santa Catarina. Dissertação de Mestrado UFSC.

Haack, S. C., & de Oliveira, G. G. (2013). Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos sustentáveis no setor energético: estudo de caso para implantação de biodigestores no semiárido baiano. Revista Econômica do Nordeste, 44, 363-382.

Haack, S. C. (2009). Análise técnica e econômica para aproveitamento dos dejetos de caprinos em biodigestores no semiareado baiano. 215f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Economia) -Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponí­vel em: http://www. geografar.

ufba.br/site/arquivos/biblioteca/publicacoes/a09050cf8fbf12230e8b26ed4b409709.

pdf

Kispergher, E. M. (2013). Digestão anaeróbia de efluentes da indústria de alimentos. Dissertação de Mestrado -UFPR.

Landmann, O. F. A. V., Ferrante, V. L. S. B., de Castro, M. C. A. A., & Ribeiro, M. L. (2015). Estratégias e particularidades da adoção de biodigestores no caso da COPAVA – Assentamento Pirituba. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa / PB / Brasil. Anais do 53º SOBER.

Letti, A. G. (2010). Inovação na suinocultura: a biodigestão no processo de tratamento de dejetos de suí­nos no municí­pio de Toledo PR. Dissertação de Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Uni oeste.

Loeblein, L. C. (2014). Melhorias em biodigestores anaeróbicos de pequeno porte: uma aplicação do QFD. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Gomes, T. M. da S. & Raiher, P. A. (2013). Viabilidade econômica da produção de biogás de dejetos suí­nos: um estudo de caso. Revista Ciências Administrativas, 19(2).

Machado, R. B. (2011). O Biodigestor como alternativa tecnológica para tratamento de dejetos suí­nos: um estudo de caso do sistema integrado de produção na região das Missões do estado do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Montoro, S. B., Santos, D. F. L., & Lucas Júnior, J. D. (2013). Análise econômica de investimentos que visam í produção de biogás e biofertilizante por meio de iodigestão anaeróbia na bovinocultura de corte. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, 23-34.

Motta, K. U. (2012). Avaliação da geração de biogás de um biodigestor de dejetos bovinos e suí­nos. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal do Paraná.

Ribeiro, C. M. (2013). Análise energética, econômica e ambiental da biodigestão de resí­duos agropecuários gerados por pequenos e médios produtores rurais da região sul do Espí­rito Santo (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Ricardo, C. (2012). Avaliação Econômica de Biodigestor de Fluxo Tubular, com Sistema de Recirculação, no Tratamento de Dejetos de Suí­nos (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrí­cola) - Universidade Federal de Lavras, programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrí­cola, área de concentração em Construções Rurais e Ambiência, Lavras).

Riedner, L. N., Bertolini, G. R. F., Ribeiro, I., & Brandalise, L. T. (2018). Avaliação da Dimensão Ambiental da Sustentabilidade da Agricultura Familiar no Oeste do Estado do Paraná. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), 8(1), 52-71.

Vanalle, R. M., & dos Santos, L. B. (2014). Análise das práticas de sustentabilidade utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos&58; pesquisa de campo no setor automotivo brasileiro. Gestão & Produção, 21(2), 323-339.

Zanin, A., Bagatini, F. M., & Pessatto, C. B. (2010). Viabilidade econômico-financeira de implantação de biodigestor: uma alternativa para reduzir os impactos ambientais causados pela suinocultura. Custos e @gronegócio on line, v. 6, n. 1.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Como Citar

SALZER, E.; LAGO, S. M. S.; HOFER, E. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO E BENEFÍCIOS NA INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 3, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1873. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos