ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO E BENEFÍCIOS NA INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES
Palavras-chave:
Biodigestor, sustentabilidade, viabilidade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi selecionar um portfólio bibliográfico de teses, dissertações e artigos científicos brasileiros tratando da viabilidade econômico-financeira e benefícios da utilização dos biodigestores. Para tanto, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e periódicos classificados nos estratos de A1 a B3 do sistema Qualis Periódicos da plataforma sucupira da CAPES, vinculados à área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A busca resultou em 18 teses/dissertações e 10 artigos, publicados de 2007 a 2017. Os trabalhos analisados identificaram que a implantação do biodigestor é viável, trazendo inúmeros benefícios seguindo o tripé da sustentabilidade, com benefícios econômicos, sociais e ambientais, destacando a importância de projetos do setor público para a disseminação da sua implantação.Referências
Albuquerque, José de Lima (org). (2009). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas.
Azevedo, S., Cudney, E. A., Grilo, A., Carvalho, H., & Cruz-Machado, V. (2012). The influence of eco-innovation supply chain practices on business eco-efficiency. Disponível em: <http://mpra.ub.uni-muenchen.de/42704/.>. Acesso em: 10 fev. 2018.
Barichello, R. (2010). O uso de Biodigestores em Pequenas e Médias Propriedades Rurais com ênfase na agregação de valor: Um estudo de caso da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, 2010. 139f (Doctoral dissertation, Dissertação (Conclusão curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Maria).
Bezerra, G. P. F. (2016). Avaliação de diferentes modelos de biodigestores para tratamento de resíduos sólidos urbanos gerados no Restaurante Universitário da UFPB. Dissertação de Mestrado - UFPB.
Bonfante, Talía Manceira. Análise da viabilidade econômica de projetos que visam í instalação de biodigestores para o tratamento de resíduos da suinocultura sob as ópticas do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e da geração de energia. Ribeirão Preto, 2010. 175 p.: il.; 30cm. Dissertação de Mestrado USP.
Brondani, J. (2010). Biodigestores e biogás: balanço energético, possibilidades de utilização e mitigação do efeito estufa. 2010. 118f. Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Cervi, R. (2009). Avaliação econômica do aproveitamento do biogás e biofertilizante produzido por biodigestão anaeróbia: estudo de Caso em Unidade biointegrada. Botucatu/SP. 2009. 57 f (Doctoral dissertation, Dissertação Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu).
Cirino, J. F., Ferreira, M. A. M., & de Faria, L. V P. (2017). Viabilidade econômica sob condições de risco da implantação de biodigestor para a geração de energia elétrica a partir da suinocultura: estudo de caso para um sítio em Minas Gerais. Custos e @gronegócio on line, V 13, Edição Especial.
Christo, G. L. D. (2016). Biomassa de resíduos de hortifruticultura em Colombo-PR e prospecção preliminar para geração de biogás. Dissertação de Mestrado - UFPR.
Damaceno, F. M., Halmeman, M. C. R., Gonçalves, M. S., & da Silva Medeiros, F. V. (2017). Aproveitamento agronômico e energético de dejeções suinícolas: estudo de caso com análise econômico-financeira. Revista Agro@ mbiente on-line-line, 11(2), 174-180.
Da Silva, A. R., & Cirani, C. B. S. (2016). Viabilidade econômica e benefícios ambientais de tecnologia aplicada a biodigestores em empresas processadoras de mandioca do Paraná. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 9(3), 22-53.
Da Silva, A. R., Cirani, C. B. S., & Serra, F. A. R. (2016). Desempenho Econômico e Ambiental: Práticas de Ecoinovação em Biodigestores em Empresas Processadoras de Mandioca. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, 5(3), 72-86.
Da Silva, E. G. (2013). Potencial experimental de produção de biogás em equipamento de pequena escala com utilização de esterco bovino. Dissertação de Mestrado FUFRO.
Da Silva, F. P. D. (2015). Possibilidade de autonomia e soberania energética através da biodigestão anaeróbica em assentamento da reforma agrária: estudo de caso no projeto de assentamento Pequeno Willian-DF. Dissertação de Mestrado - Universidade de Brasília - DF.
Da Silva, P. C., & do Amaral, A. A. (2013). Tratamento de dejetos suínos com biorreator UASB. Revista verde de agroecologia e desenvolvimento sustentável, 8(5), 141-147.
De Abreu, Y. V., Gomes, M. C. G., & Nascimento, H. R. (2014). Utilização de Resíduos Agrícolas para a produção de energia e fertilizante: o projeto de implantação de biodigestores no Tocantins. In: 52° Congresso da Sociedade Brasilira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Goiânia – GO. Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, v. V. p. 1-13.
De Jesus, J. S., Cirani, C. B. S. (2016). Inovação de processo: relações sociais de uma fecularia e suas associações com o uso de biodigestor no processo produtivo. In: XL EnAnpad, 2016, Costa do Sauípe. XL Encontro da ANPAD - EnANPAD 2016, 2016. p. 1-16.
Dias, M. I. A. (2012). Estudo da viabilidade econômica da implantação de biodigestor modelo indiano em granja de suínos de pequeno porte. 74 f. il. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias, área de concentração em Agroecologia) Universidade Federal de Minas Gerais. ICA/UFMG, 2012.
Dias, C. P., Leitao, F. O., Coser, F. & Da Silva, W. H. (2016). A suinocultura brasileira e seu potencial de geração de energia elétrica através do tratamento dos dejetos suínos. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016, Maceió / AL / Brasil. Anais do 54º SOBER, 2016. p. 1-11.
Do Nascimento, R. C., & Rodrigues, G. S. D. S. C. (2012). Impactos ambientais da suinocultura no município de Uberlândia (MG): possibilidades de sua mitigação por meio do uso de biodigestores. Caminhos de Geografia, 13(43).
Garcia Júnior, L. C., Pires, M. V., & da Cunha, D. A. (2015). Biodigestores para a mitigação das emissões de gases efeito estufa pela bovinocultura na região sudeste, Brasil. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa / PB / Brasil. Anais do 53º SOBER.
Gelinski Neto, F., Gelinski Júnior, E., & Rogoski, N. R. (2017). Biodigestores na suinocultura catarinense: relato de experiências de implantação. In: 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2017, Santa Maria – RS. Anais do 55o. CONGRESSO DA SOBER, 2017. v. 1.
Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° Edição. São Paulo: Atlas.
Grzebieluckas, C., Medeiros, V. A. S., & De Lima, A. de F. A. (2014). Análise de Viabilidade Econômica da Implantação de um Biodigestor em um Frigorífico Bovino em Mato Grosso. In: 52° Congresso da Sociedade Brasilira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), Goiânia – GO. Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro, 978-85-98571-12.6.
Gusmão, M. M. F., & de Campos, C. (2008). Produção de biogás em diferentes sistemas de criação de suínos em Santa Catarina. Dissertação de Mestrado UFSC.
Haack, S. C., & de Oliveira, G. G. (2013). Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos sustentáveis no setor energético: estudo de caso para implantação de biodigestores no semiárido baiano. Revista Econômica do Nordeste, 44, 363-382.
Haack, S. C. (2009). Análise técnica e econômica para aproveitamento dos dejetos de caprinos em biodigestores no semiareado baiano. 215f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Economia) -Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: http://www. geografar.
ufba.br/site/arquivos/biblioteca/publicacoes/a09050cf8fbf12230e8b26ed4b409709.
Kispergher, E. M. (2013). Digestão anaeróbia de efluentes da indústria de alimentos. Dissertação de Mestrado -UFPR.
Landmann, O. F. A. V., Ferrante, V. L. S. B., de Castro, M. C. A. A., & Ribeiro, M. L. (2015). Estratégias e particularidades da adoção de biodigestores no caso da COPAVA – Assentamento Pirituba. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa / PB / Brasil. Anais do 53º SOBER.
Letti, A. G. (2010). Inovação na suinocultura: a biodigestão no processo de tratamento de dejetos de suínos no município de Toledo PR. Dissertação de Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Uni oeste.
Loeblein, L. C. (2014). Melhorias em biodigestores anaeróbicos de pequeno porte: uma aplicação do QFD. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Gomes, T. M. da S. & Raiher, P. A. (2013). Viabilidade econômica da produção de biogás de dejetos suínos: um estudo de caso. Revista Ciências Administrativas, 19(2).
Machado, R. B. (2011). O Biodigestor como alternativa tecnológica para tratamento de dejetos suínos: um estudo de caso do sistema integrado de produção na região das Missões do estado do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Montoro, S. B., Santos, D. F. L., & Lucas Júnior, J. D. (2013). Análise econômica de investimentos que visam í produção de biogás e biofertilizante por meio de iodigestão anaeróbia na bovinocultura de corte. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, 23-34.
Motta, K. U. (2012). Avaliação da geração de biogás de um biodigestor de dejetos bovinos e suínos. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal do Paraná.
Ribeiro, C. M. (2013). Análise energética, econômica e ambiental da biodigestão de resíduos agropecuários gerados por pequenos e médios produtores rurais da região sul do Espírito Santo (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Ricardo, C. (2012). Avaliação Econômica de Biodigestor de Fluxo Tubular, com Sistema de Recirculação, no Tratamento de Dejetos de Suínos (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras, programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração em Construções Rurais e Ambiência, Lavras).
Riedner, L. N., Bertolini, G. R. F., Ribeiro, I., & Brandalise, L. T. (2018). Avaliação da Dimensão Ambiental da Sustentabilidade da Agricultura Familiar no Oeste do Estado do Paraná. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), 8(1), 52-71.
Vanalle, R. M., & dos Santos, L. B. (2014). Análise das práticas de sustentabilidade utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos&58; pesquisa de campo no setor automotivo brasileiro. Gestão & Produção, 21(2), 323-339.
Zanin, A., Bagatini, F. M., & Pessatto, C. B. (2010). Viabilidade econômico-financeira de implantação de biodigestor: uma alternativa para reduzir os impactos ambientais causados pela suinocultura. Custos e @gronegócio on line, v. 6, n. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).