Prognóstico operacional de sistemas de abastecimento de água

Autores

  • Bruno Santos Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucila M. S. Campos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Simulação, Otimização, Sistemas de abastecimento de água

Resumo

O planejamento de ações para minimização de riscos e garantia da eficácia de sistemas de abastecimento de água requer a utilização de modelos de previsão adequados. De fato, a previsão de comportamentos e a análise de cenários futuros podem ser apoiadas com o uso de técnicas e modelos de simulação. Neste artigo, é proposto um procedimento para simular a atuação de decisores ao planejar a operação desse tipo de sistema, de modo a obter um prognóstico operacional e financeiro que considere influências dinâmicas. A aplicabilidade do procedimento proposto é demonstrada através de um problema de planejamento de sistemas urbanos de abastecimento de água. Como resultado obteve-se uma distribuição de probabilidades de custos do sistema, informação esta que aprimora a tomada de decisão no contexto do sistema analisado. Além disso, o procedimento proposto tem aplicabilidade a outros tipos de sistemas complexos sujeitos a influências dinâmicas.

Biografia do Autor

  • Bruno Santos Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Mestrando em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logí­stica e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998).
  • Lucila M. S. Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-doutorado (bolsista PDE CNPq) na University of London, Royal Holloway College (Ago/2015-Mar/2016)na área de Sustentablidade, temática Práticas Lean & Green no setor de Linha Branca

    Doutorado (2001, UFSC, com sanduí­che na Stanford University pelo Environmental and Water Studies Program), Mestrado (1996, UFSC) e Graduação (1993, UFSCar), todos na aÌrea de Engenharia de Produção.Graduação em Administração (2009, UNIVALI).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia

Como Citar

Prognóstico operacional de sistemas de abastecimento de água. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 106–122, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1086. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 264

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.