Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade

Autores

  • Silvano França Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Silvia Regina Guberovic Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Fernando de Almeida Santos Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo.
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Demonstração do Valor Adicionado, Instituições de Ensino, Contabilidade, Recursos Humanos, Prestação de contas.

Resumo

O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princí­pios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuí­ram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no perí­odo. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.

Biografia do Autor

Silvano França, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Especialização em Finanças Empresariais, pelo Centro Universitário FECAP, Brasil

Silvia Regina Guberovic, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas

Fernando de Almeida Santos, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo.

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Pós-Doutor em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

FRANÇA, S.; GUBEROVIC, S. R.; SANTOS, F. de A.; ROSINI, A. M. Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 4–22, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)