Autoconceito de praticantes de dança: um estudo comparativo em razão da faixa etária e do nível de atividade física
Palabras clave:
Atividade motora, Exercício, Psicologia, DançaResumen
Este estudo transversal teve como objetivo comparar o autoconceito de 41 adultos praticantes de dança em função da faixa etária, sexo e nível de atividade física. Os instrumentos utilizados foram a Escala Fatorial de Autoconceito e o Questionário Internacional de Atividade Física. A análise de dados foi realiza pelos testes de Shapiro-Wilk, Kruskal-Wallis e U” de Mann-Whitney (p<0,05). Não houve diferença significativa (p>0,05) nos fatores de autoconceito dos praticantes de dança em função da faixa etária e do sexo. Verificou-se diferença significativa no fator de self-somático (p=0,001) em função do nível de atividade física, indicando que os praticantes muito ativos apresentaram escore superior em comparação aos praticantes ativos e irregularmente ativos. O nível de atividade física parece ser um fator interveniente no self-somático dos praticantes de dança, o qual está intimamente ligado a estética do corpo, que é um fator importante na regulação das relações sociais.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gabriela Veloso Roco, Daniel Vicentini de Oliveira, Jeferson Souza Sá, José Roberto Andrade Nascimento Júnior, Ana Luiza Barbosa Anversa, Natália Quevedo dos Santos, Nayara Malheiros Caruzzo, Fábio Ricardo Acencio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).