O impacto das tecnologias digitais no desenvolvimento psicológico dos jovens
uma abordagem pela Gestalt-Terapia
Resumo
O avanço das tecnologias digitais tem transformado profundamente a forma como os jovens constroem sua identidade e interagem socialmente. Este estudo explora a influência dessas tecnologias no desenvolvimento dos jovens, com foco em sua vulnerabilidade a riscos como a pedofilia em plataformas digitais e jogos online. Utilizando a Gestalt-Terapia como referencial teórico, discute-se a importância de desenvolver consciência crítica (awareness) e promover o equilíbrio entre o mundo real e virtual para uma construção saudável da identidade juvenil. A pesquisa também ressalta a necessidade de envolvimento parental no acompanhamento das atividades online, a fim de mitigar os perigos digitais. A carência de estudos sobre o tema na literatura brasileira é destacada, evidenciando a relevância de investigações futuras.
Descritores: Juventude, Nativos Digitais, Gestalt-Terapia, Pedofilia Online, Jogos Virtuais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Graziela Mercurio, Ernane Rodrigo Rijo Borges, Lia Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).